Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Moraes cria “serviço secreto” do TSE para Eleição

Núcleo deve produzir relatórios e identificar ameaças à normalidade do pleito.

Postado em: 01-09-2022 às 13h27
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Moraes cria “serviço secreto” do TSE para Eleição
Núcleo deve produzir relatórios e identificar ameaças à normalidade do pleito. | Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, baixou uma portaria que cria o Núcleo de Inteligência da Corte para “coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral de 2022”.

O grupo é composto de Moraes, representantes do TSE e comandantes das polícias militares de três Estados. Ele deve funcionar como um “serviço secreto”, coletando informações e adotando medidas para “refrear ações que possam ameaçar a normalidade do pleito”.

Segundo a portaria, a iniciativa se deu durante uma reunião, em 24 de agosto, entre o TSE e o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG). Na justificativa, Moraes argumentou “haver a necessidade de ações permanentes de inteligência com a finalidade de identificar ameaças à normalidade do pleito”.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo a portaria, a produção de relatórios é uma das atribuições do núcleo, ao lado de reuniões e adoção de medidas relativas ao conhecimento produzido.

Veja Também