Quem são os maiores beneficiados pelo multidão de Lula em Florianópolis; veja detalhes do comício

Faltando um pouco menos de duas semanas para as eleições, campanha tenta esforço para que Lula seja eleito no primeiro turno

Postado em: 19-09-2022 às 08h30
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem são os maiores beneficiados pelo multidão de Lula em Florianópolis; veja detalhes do comício
Lula subiu ao palanque para falar de seus apoiadores e de seus dois candidatos | Foto: Reprodução / Tiago Ghizoni/ NSC

O ex-presidente e atual candidato à presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva, completou seu giro de campanha pelos estados do Sul do país, neste domingo (18), com destaque à Florianópolis. Em um discurso, o candidato afirmou que se eleito, vai ”dar um jeito no Centrão” e mexer no orçamento secreto. 

Em Santa Catarina, Lula subiu em um palanque montado na Praça Tancredo Neves, em frente à Assembleia Legislativa acompanhado de aliados, como o candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB). E em determinado tempo no discurso, Lula pediu para a plateia votar em candidatos aliados, porque segundo ele, se for eleito, vai precisar de ajuda no Congresso Nacional. 

Em outro momento, o ex-presidente rebateu uma frase habitual do seu principal adversário na disputa eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro, em uma tentativa de engajar eleitores em torno do patriotismo e da aversão ao que já chamou de “velha política”, costuma dizer que seu “partido é o Brasil”.

Continua após a publicidade

Lula também subiu ao palanque para falar de seus apoiadores e de seus dois candidatos (ao governo e ao senado), que disputam a eleição. 

Beneficiados

A vinda de Lula ao sul, não deve ser capaz de impactar sua trajetória como presidente da República em Santa Catarina. Mesmo com uma grande margem de votos, Lula batalha por mais espaço sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).  No entanto, as milhares de pessoas que foram ao ato com Lula beneficiam diretamente dois nomes: Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB).

Os dois sabem que devem estar vinculados diretamente ao ex-presidente para atingir seus objetivos. Décio Lima, candidato ao governo de Santa Catarina,  quer chegar ao segundo turno na eleição, enquanto Dário Berger quer ser reeleito senador, desta vez pela Frente de Esquerda. 

Segundo uma pesquisa do Ipec/NSC de 23 de agosto, Lula obteve 25% na simulação da eleição presidencial. Com este percentual, Décio se sente beneficiado  na corrida pelo governo do Estado. Já Dário ficaria um ponto atrás de um segundo candidato, que lidera a disputa na simulação. Ambos contam com o apoio de Lula para vencer a eleição.

Veja também: Quem é Soraya Thronicke, candidata à presidência que disse ‘virar onça’

Veja Também