Vantagem de Caiado nas pesquisas não motiva participação em debates

O governador ainda não compareceu nos debates promovidos até o momento. Os adversários criticam o gestor, que aparece na dianteira de todas as pesquisas eleitorais

Postado em: 26-09-2022 às 08h15
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vantagem de Caiado nas pesquisas não motiva participação em debates
O governador ainda não compareceu nos debates promovidos até o momento. Os adversários criticam o gestor, que aparece na dianteira de todas as pesquisas eleitorais | Foto: Reprodução

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) não demonstra preocupação com a reeleição a ponto de participar dos debates entre os governadoriáveis. Nos três realizados até o momento, ele simplesmente se ausentou, realizando agendas normais de campanha. Parte disso, avaliam aliados, diz respeito as pesquisas eleitorais, que indicam ampla frente do gestor e até vitória em primeiro turno, em alguns casos.

Já aconteceram o debate do UOL e Portal 6, em agosto, e na última semana, os de O Popular/CBN e Mais Goiás. Estiverem presentes: Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL), Edigar Diniz (Novo), Cíntia Dias (PSOL) e Wolmir Amado (PT) – o petista também se ausentou do encontro de O Popular/CBN, mesmo dia que o vice na chapa de Lula (PT) esteve em Goiânia.

Os presentes, claro, criticaram a ausência dos candidatos. Mendanha classificou como “falta de respeito”. Segundo ele, “o eleitor esperava que ele estivesse aqui para defender o seu governo e apresentar novas propostas para os próximos quatro anos, caso seja eleito governador. Ele deveria, se não vem, estar ao menos trabalhando pelo povo, mas está fazendo carreata”, se referiu a Caiado no debate de quarta (21).

Continua após a publicidade

Vitor Hugo, por sua vez, disse que ele não aparece em nenhum debate por falta de consideração com o eleitor. Cíntia Dias falou em descompromisso e lamentou, assim como Edigar Diniz. “É como se estivéssemos na véspera da final de um campeonato, momento mais decisivo para o Estado”, afirmou o candidato do Novo.

Já no debate do Mais Goiás, de sexta (23), o governador foi chamado de “fujão” por Mendanha. Cíntia disse que Caiado era ausente não só no debate. “Ausente no debate e ausente também de políticas públicas e inclusive na saúde. Nem sendo médico conseguiu passar à frente de Bolsonaro e acelerar as vacinas para o povo.”

Há, ainda, o debate da TV Anhanguera, na próxima quarta-feira (27). Os mesmos seis candidatos foram convidados. A expectativa é que o governador participe deste.

Pesquisas

No levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás do último sábado (24), Caiado lidera com 38,92% das intenções de voto em primeiro turno. Tecnicamente empatados aparecem Gustavo Mendanha e major Vitor Hugo (PL) com 21,58% e 20,17%, respectivamente.

Depois vem Wolmir Amado (PT) com 7,25%. Completam a pesquisa: Professor Reinaldo Pantaleão (UP), 1,17%; Edigar Diniz (Novo), 0,83%; Cíntia Dias (PSOL), 0,5%; e professora Helga (PCB), 0,42%. Brancos e nulos foram a 3,33%, enquanto indecisos, 5,83%.

No segundo turno, Caiado venceria Mendanha por 47,83% a 31,08% e Vitor Hugo por 52,08% a 26,17%.

A pesquisa ocorreu de 19 a 22 de setembro e ouviu 1.200 eleitores. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança é de 95%. Os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são BR-07091/2022 e GO-05750/2022.

Já na Serpes/O Popular de sexta (23), Caiado aparece 50,8% das intenções de voto, vencendo em primeiro turno, Mendanha com 18,5% e Vitor Hugo com 9,2%. Wolmir tem 2,4%; Cíntia Dias, 0,5%; Edigar Diniz e Reinaldo Pantaleão, 0,2% cada. Professora Helga não pontuou.

O levantamento ouviu 801 eleitores de 20 a 22 de setembro e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Os registros na Justiça Eleitoral são GO-09662/2022 e BR-04791/2022.

Veja Também