TCU pede que Caixa suspenda consignado do Auxílio Brasil

Ministro Aroldo Cedraz deu 24 horas para que a Caixa apresente documentação e se pronuncie

Postado em: 24-10-2022 às 18h05
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: TCU pede que Caixa suspenda consignado do Auxílio Brasil
Ministro Aroldo Cedraz deu 24 horas para que a Caixa apresente documentação e se pronuncie. | Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que a Caixa Econômica Federal suspenda o empréstimo consignado do Auxílio Brasil até análise. O órgão também deu 24 horas para que o banco apresente documentação e se pronuncie sobre o oferecimento do empréstimo.

No prazo, a Caixa precisa apresentar pareceres, notas técnicas, resoluções e decisões colegiadas que tratem sobre critérios de concessão as taxas de juros, rentabilidade, inadimplência esperada e a aprovação da linha de crédito do empréstimo.

“Ressalto a urgência dessa análise, pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade de sua liberação aponta para elevadíssimo risco e, certamente, não poderá essa Corte aguardar cinco dias úteis para que lhe seja encaminhada documentação que já se espera existir”, diz o ministro Aroldo Cedraz.

Continua após a publicidade

Os empréstimos são um dos pilares do “pacote de bondades” lançado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na reta final das eleições.

O beneficiário do Auxílio Brasil poderia conseguir até R$ 3 mil em empréstimo na modalidade. De acordo como o Ministério Público do TCU, o ritmo acelerado de liberação de empréstimo “impõe dúvidas sobre as finalidades perseguidas e sobre o respeito aos procedimentos que salvaguardem os interesses do banco e o interesse público”.

Veja Também