Lula participa do processo de transição nesta terça

Presidente eleito também tem agenda no STF e no Congresso

Postado em: 07-11-2022 às 09h54
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula participa do processo de transição nesta terça
Presidente eleito também tem agenda no STF e no Congresso (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Brasília na terça-feira (8) para acompanhar o processo de transição. Os trabalhos são coordenados pelo vice dele, Geraldo Alckmin (PSB).

Será a primeira ida de Lula a Brasília após as eleições. O petista tirou dias de folga no litoral baiano, após a vitória. Na agenda, além da transição, estão reuniões institucionais no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre elas, ele se encontrará com a presidente do STF Rosa Weber; o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG); além do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). Lula também viajará nos próximos dias para a conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, no Egito.

Continua após a publicidade

Vale citar, a equipe de transição defende uma proposta emenda à Constituição (PEC) para extrapolar o teto dos gastos, a fim de garantir o Bolsa Família (Auxílio Brasil) de R$ 600 e o reajuste do salário mínimo acima da inflação no ano que vem.

Para isso, o time de Lula quer iniciar a tramitação da PEC pelo Senado. “A PEC começa pelo Senado e será uma iniciativa de um conjunto de partidos. O relator ainda será escolhido”, disse o senador Paulo Rocha (PT-PA), líder do PT no Senado.

Integrantes do PT defendem que a tramitação do texto comece pelo Senado, que garante mais velocidade de tramitação, já que é possível pular a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, quer concluir a votação da proposta até 15 de dezembro.

Veja Também