Eleições nos EUA: quem ganhará o controle do Congresso americano?
Milhões de norte-americanos vão às urnas para renovar as 435 cadeiras da Câmara e 35 dos 100 assentos do Senado
De um lado, o presidente Joe Biden, aposta na figura carismática de Barack Obama para assegurar uma sobrevida política pelos próximos dois anos. De outro lado, o Partido Republicano, sustenta a imagem de Donald Trump, para animar o eleitorado, dificultar a governabilidade de Biden e preparar terreno para o retorno do magnata à Casa Branca, em 2024. Nessa disputa, o que todos querem saber é quem vencerá a eleição de meio mandato realizada nesta terça-feira (8).
Os sinais são de que o Partido de Trump, está prestes a retomar o controle da Câmara dos Representantes pela primeira vez em quatro anos. Já a disputa pelo Senado está ainda mais apertada para que se faça uma previsão. Há mais caminho para uma vitória republicana do que para os democratas, que tiveram uma estreita maioria nos últimos anos.
Os democratas controlam, hoje, 221 assentos da Câmara dos Representantes, enquanto os republicanos têm 212. No Senado cada partido controla 50 cadeiras- porém, na prática, os democratas possuem maioria, já que Kamala Harris detém o poder de desempatar as votações.
Os republicanos brigam para manter seus assentos em Ohio e Pensilvânia; já os democratas lutam em Nevada, Arizona, Geórgia e New Hampshire. Todas essas disputas estão dentro ou próximas da margem de erro, de acordo com a maioria das sondagens. O ganho de apenas um assento pelos republicanos permite a eles conquistar a maioria na casa.
Veja: Casa Branca adverte que apuração de eleições pode demorar dias