Iris defende candidatura do MDB

Prefeito agradeceu por pela homenagem que colocou seu nome na sedo do diretório regional do partido e destacou liderança de Daniel Vilela

Postado em: 21-02-2018 às 00h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris defende candidatura do MDB
Prefeito agradeceu por pela homenagem que colocou seu nome na sedo do diretório regional do partido e destacou liderança de Daniel Vilela

Venceslau Pimentel*


Cobrado por apoiadores da pré-candidatura do deputado federal Daniel Vilela (MDB) ao governo de Goiás nas eleições deste ano, a se posicionar sobre o assunto, o prefeito Iris Rezende (MDB) fez ontem um entusiasmado discurso em defesa da candidatura própria do partido, durante a reinauguração da sede do partido, em Goiânia.

Continua após a publicidade

“Já ganhamos e perdemos eleição, mas o que nunca podemos fazer na vida é nos acovardar. Democracia é assim, ganha e perde”, disse ele, que perdeu as duas últimas eleições estaduais para o tucano Marconi Perillo, assim como Maguito Vilela, em 2002, e em 2006 para Alcides Rodrigues (PRP).

Iris, com a voz embargada, agradeceu e elogiou Daniel, por tê-lo homenageado, dando o seu nome à sede do diretório estadual. Ele revelou, em discurso, que chorou ao ver o letreiro na fachada do prédio, mesmo tendo pedido que não fizesse a homenagem. “Olhe, meus parabéns. Você, devagarinho, vai mostrando que é um líder, que é um político especial. Meus parabéns”.

“Com essa amostra de um exército de líderes, homens e mulheres, presentes aqui na reinauguração da sede do diretório, olha, só se perderá a eleição se não levar com responsabilidade o processo”, sustentou o prefeito. “De forma que, você, Daniel, não tenha dúvida. Vamos lutar, vamos caminhar, vamos gritar, vamos mostrar para o povo que esse país não pode continuar como está”, arrematou.

Iris sempre nutriu a esperança de alinhavar uma aliança com o senador Ronaldo Caiado (DEM), também pré-candidato a governador. Essa tese, com a possibilidade de o MDB abrir mão da cabeça de chapa, tem sido defendida pelos prefeitos Adib Elias, de Catalão; Ernesto Roller, de Formosa; Paulo do Vale, de Rio Verde; e Renato de Castro, de Goianésia. Mesmo tendo sido convidados, não se fizeram presentes no ato do diretório. A primeira-dama Iris de Araújo, por motivo de doença, foi representada por sua filha Ana Paula Araújo.


Fidelidade

Daniel Vilela, que já declarou que o partido não vai se dobrar aos que não apoiam pré-candidatura própria, disse em discurso que Iris sempre se portou de maneira partidária e fiel, apoiando as decisões do MDB. “O senhor não permitiu que esse partido se diminuísse, e que sempre se colocando como alternativa na política do nosso Estado”, frisou.

Para o deputado, que preside o diretório, o partido não pode terceirizar responsabilidades. “Nós temos a legitimidade da oposição em Goiás”, afirmou, salientando que será apresentado aos goianos um projeto calcado da responsabilidade e comprometido com o desenvolvimento do Estado. 


Maguito descarta apoiar Caiado como cabeça de chapa da oposição 

Maior entusiasta da candidatura do filho Daniel Vilela, o ex-prefeito de Aparecido de Goiânia, Maguito Vilela, defende que o MDB atue de forma transparente no processo sucessório. “O partido vai, com muita responsabilidade, participar das eleições e como protagonista, por ser o maior partido do estado. Não pode se acovardar no momento mais crítico do nosso estado, e não vai”.

Para Maguito, o partido tem o candidato com o perfil que a população quer. “Jovem, audacioso, maduro, preparado, com curso superior e pós-graduação”, destacou. “Não é agora que vai deixar de ter candidato”.

Sobre uma provável aliança com Ronaldo Caiado, ele disse defender diálogo com o democrata. Mas fez uma ressalva: “Como que um partido maior vai se aliar a um partido menor para apoiar o seu candidato? O MDB tem pré-candidato e uma estrutura muito boa para disputar a eleição. Vamos procurar a união das oposições”. 


Imóvel passou por intervenções estruturais 

O imóvel da sede do Diretório Regional do MDB, de 250 m2, sofreu intervenções estruturais e a troca de toda a parte elétrica e hidráulica, com reconstrução completa dos banheiros. A renovação do diretório custou R$ 350 mil e inclui, além da mão de obra e dos materiais estruturais, arte gráfica, portas e janelas substituídas por novas, de alumínio; pisos, luminárias e equipamentos de segurança. Foi instalada ainda uma rede para internet com estrutura pronta para abrigar, futuramente, um servidor próprio.

A reestruturação visa acomodar os integrantes da Executiva Estadual, MDB Goiânia, MDB Mulher, MDB Jovem e lideranças do interior que porventura visitem a capital. Uma das salas do diretório recebeu o nome do advogado Sodino Vieira, ex-prefeito de Quirinópolis e ex-deputado estadual. Sodino faleceu em 2013, aos 65 anos, após desempenhar importante papel em campanhas e governos comandados pelo partido.

O MDB Goiás recebeu ontem dois reforços para as eleições proporcionais deste ano. Bernardo Sayão Neto, liderança da região do entorno do Distrito Federal e neto do engenheiro que ajudou a construir a rodovia transbrasiliana, se filiou à legenda para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. 

Já o empresário Cassius de Paula Ferreira, de Goiatuba, conhecido como Cassius da Perfil, se filiou ao partido para concorrer a  deputado estadual. 

 

Veja Também