Mesa diretora da Alego terá novo cargo em fevereiro: vice-presidente corregedor

Função, que será ocupada por Cairo Salim, é analisar os processos ético disciplinares contra parlamentares antes destes irem à Comissão de Ética da Casa

Postado em: 27-01-2023 às 09h06
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mesa diretora da Alego terá novo cargo em fevereiro: vice-presidente corregedor
Função, que será ocupada por Cairo Salim, é analisar os processos ético disciplinares contra parlamentares antes destes irem à Comissão de Ética da Casa (Foto: Carlos Costa/Alego)

A mesa diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está praticamente definida, como antecipou o Jornal O Hoje. Entre as funções, contudo, há uma novidade: o cargo de vice-presidente corregedor, que será ocupado pelo deputado Cairo Salim (PSD).

O parlamentar explicou que a função é analisar os processos ético disciplinares contra parlamentares antes destes irem à Comissão de Ética da Casa. “Tudo que tiver de denúncia contra deputado passará por mim antes.” Haverá, ainda, um 2º vice-presidente corregedor no parlamento goiano. Caberá a ele a mesma função na ausência do primeiro.

O cargo, vale lembrar, foi criado no fim de 2022. Trata-se do projeto de resolução n° 10854/22, do líder do governo e próximo presidente da Casa – se nada extraordinário acontecer -, Bruno Peixoto (União Brasil). A matéria alterou o regimento interno da Alego.

Continua após a publicidade

Como mencionado por Cairo, a justificativa de Bruno aponta que a atribuição do vice-presidente corregedor será “realizar o exame preliminar de admissão do requerimento de representação contra Deputado por conduta incompatível ou atentatória ao decoro parlamentar”.

Chapa

Mas de volta a chapa, ela terá como presidente Bruno Peixoto, que articulou a sucessão de Lissauer e conseguiu garantir o último voto nesta semana, o do ex-vice-governador de deputado estadual eleito, Lincoln Tejota (União Brasil).

A vice-presidência deverá ser indicação do MDB, assim como o 2º vice-presidente corregedor. Os nomes devem ser de Charles Bento e do novato Lucas do Vale, ainda a definir quem ocupa o que.

Já a 2a vice-presidência ficará com Clécio Alves (Republicanos), vereador de Goiânia eleito em 2022 para o cargo. Na 3a vice-presidência um nome da oposição: o petista Antônio Gomide.

Ao entrar nas secretarias, vem Virmondes Cruvinel (União Brasil) como 1o secretário. Ele desistiu de disputar a presidência e fechou com Bruno Peixoto ainda em dezembro. Como 2o secretário, Júlio Pina; o 3o, Amauri Ribeiro (União Brasil). Já o 4o secretário é um deputado eleito no ano passado, que assume no próximo dia 1o de fevereiro: Gugu Nader (Agir).

Veja Também