Novo inquilino da Casa Verde

Eleito vice-governador nas duas últimas eleições, Zé Eliton assume hoje o governo do Estado com a renúncia do governador Marconi Perillo

Postado em: 07-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Novo inquilino da Casa Verde
Eleito vice-governador nas duas últimas eleições, Zé Eliton assume hoje o governo do Estado com a renúncia do governador Marconi Perillo

Venceslau Pimentel*

O vice-governador Zé Eliton (PSDB) passa a ser, a partir de hoje, o novo inquilino do Palácio das Esmeraldas. Ele assume o cargo com a renúncia do governador Marconi Perillo (PSDB), que se desincompatibiliza do cargo para disputar uma vaga ao Senado nas eleições de outubro, mas também pode eventualmente compor chapa majoritária na disputa pela Presidência da República, encabeçada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Eliton, após sete anos s três meses como vice, toma posse em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, às 10 horas. Antes, porém, ele participa de culto ecumênico de ação de graças no Itego Basileu França, no setor Universitário, em Goiás, às 8 horas.

Continua após a publicidade

Depois da posse, haverá a transmissão do cargo, às 11 horas, no Palácio das Esmeraldas. No domingo, ele dará posse ao seu secretariado, às 10 horas, no Itego Basileu França.

Por força da Constituição Estadual e do Regimento Interno, o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), convocou a Casa extraordinariamente, para a solenidade de compromisso e posse de Zé Eliton. O deputado Simeyzon Silveira (PSC) discursará em nome da base aliada ao governo, e pela oposição, o petista Luis Cesar Bueno.

A sessão começa com a leitura dos nomes dos componentes da mesa dos trabalhos. Em seguida, a Banda da Polícia Militar de Goiás executa o Hino Nacional. No ato de posse, Eliton entregará sua declaração de renda ao presidente da Assembleia, em seguida fará o juramento e assinará o livro de posse. Depois, será realizada a nomeação do vice-governador. Antes do encerramento da cerimônia, ele fará o seu discurso. 

Conforme o Regimento da Assembleia, em seus artigos 167 e 168, o governador ficará no assento à direita do presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da mesa. O juramento será feito a convite do presidente, primeiro pelo governador e depois pelo vice-governador, que assumirão o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do Estado de Goiás”.

Com a posse de Zé Eliton, o presidente da Assembleia, José Vitti, passa a ser o primeiro na lista de sucessão no Executivo Estadual. Toda a cerimônia de posse será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, através do canal 8 da Net e do sinal aberto, na frequência 61,2. 

Carreira de sucesso como advogado 

Natural de Rio Verde (GO), José Eliton de Figuerêdo Júnior nasceu em 1972. É filho de José Eliton de Figuerêdo e Mirtes Guimarães Figuerêdo. É casado com Fabrina Müller Figuerêdo e pai de dois filhos: Fernando e José Netto. 

Eliton formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás (hoje PUC-GO), em 1996; tornou-se advogado especializado em Direito Eleitoral, com larga atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Foi membro da comissão de juristas do Senado Federal responsável pela elaboração do anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro. 

Sua biografia profissional na seara do direito ofereceu-lhe experiências importantes. Foi tesoureiro do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (IGDEL). Integrou a Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB-GO. Fez parte da Comissão de Advogados Publicistas da OAB-GO. 

Em 2010 foi eleito vice-governador do Estado de Goiás na chapa com Marconi Perillo e reeleito em 2014. No ano seguinte, assumiu a presidência da Companhia Energética de Goiás (Celg-Par). José Eliton assumiu, em janeiro de 2015, o segundo mandato como vice-governador de Goiás. Ainda naquele ano foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). 

Assumiu o governo do Estado em 20 oportunidades. Chefiou missões internacionais do governo de Goiás e comandou negociações que resultaram em importantes investimentos que fortalecem a economia do Estado. Zé Eliton foi secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) e presidiu o Pacto Interestadual de Segurança Integrada que engloba 15 unidades da federação. 

Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) que tem a função, entre outras, de analisar e aprovar cartas-consultas de solicitação de financiamentos dos empresários goianos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Integrou o Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). 

Também foi Conselheiro titular no Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae GO). Presidiu o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Goiás (Femep-GO) e foi Presidente do Conselho de Administração da GoiásFomento. Eliton é pré-candidato à reeleição.  

Marconi se despede com agenda cheia 

O último dia do governador Marconi Perillo (PSDB) no cargo foi movimentado, três anos e três meses após assumir o seu quarto mandato como inquilino do Palácio das Esmeraldas. A agenda de ontem ficou concentrada em Goiânia. Às 9 horas, ele vistoriou as obras de construção de 1080 casas no Jardim do Cerrado 10, com a presença do ministro das Cidades Alexandre Baldy.

Em seguida, o governador se dirigiu, também acompanhado por Baldy, ao Residencial Nelson Mandela, para a inauguração de 576 apartamentos e entrega de 434 escrituras do Programa “Casa Legal”. Por volta das 11h30, os dois, agora na companhia do vice-governador Zé Eliton (PSDB), participaram da inauguração da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, na Associação Industrial e Comercial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

Por volta das 13 horas, Marconi e Zé Eliton prestigiaram o ato de filiação ao PP do deputado federal Heuler Cruvinel. Ele era do PSD.

Às 16 horas, Marconi visitou a Assembleia Legislativa para se despedir dos deputados e servidores da Casa. Logo depois esteve com servidores públicos que trabalham no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT). Às 17 horas, ele viajou para Anápolis, para inaugurar a 1ª etapa do Aeroporto de Cargas, no Distrito Agroindustrial (DAIA). Logo depois participou da inauguração do Centro de Atendimento Socioeducativo, e do Centro de Convenções de Anápolis “Idelfonso Limirio Gonçalves”, também em Anápolis.

Parceria

Na visita à Assembleia Legislativa, Marconi foi recepcionado pelo presidente da Casa, José Vitti (PSDB), pelos deputados Francisco Júnior (PSD), Simeyzon Silveira (PSD), Lissauer Vieira (PSB), Talles Barreto (PSDB), Gustavo Sebba (PSDB), Nédio Leite (PSDB) e Júlio da Retífica, e por diretores e servidores.

Em entrevista à imprensa, o governador, ao lado de Vitti, agradeceu a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, por considerar fundamental para conquistas da sociedade. “A Assembleia Legislativa é altiva, é independente, mas é parceira. Foi importantíssima na superação da crise, na garantia de condições para que o governo pudesse investir, realizar obras e prestar serviços de qualidade aos goianos”, disse. 

Especificamente sobre a gestão de José Vitti, Marconi considera que ela foi decisiva para garantir a governabilidade de seu governo. “Eu vim aqui hoje especialmente para agradecer ao Poder Legislativo, de onde saí há mais de 20 anos, e agradecer em especial ao presidente da Assembleia, um dos políticos mais promissores que temos hoje em Goiás, que administra com competência, com seriedade, com lisura e com espírito público esse poder aqui no Estado”. 

Sobre os últimos momentos de seu governo, disse que deixa o comando do Estado com a cabeça erguida e sensação de dever cumprido. Ao justificar o motivo da visita à Assembleia, ele disse que sempre foi bem recebido como um colega dos servidores. “Eu trabalhei aqui desde o início, fui deputado aqui. Sempre tive uma relação de absoluto carinho, de absoluto respeito com a Assembleia e o presidente Vitti me proporcionou ampliar ainda mais essa relação”, sustentou

Indagado para destacar as principais realizações de suas gestões, ele frisou que uma das principais é a obra social, mas citou ainda o desenvolvimento econômico e a industrialização de Goiás e na saúde.  

José Vitti destaca relação republicana com governador 

O presidente da Assembleia, José Vitti, destacou em seu discurso o relacionamento republicano e democrático de Marconi com os demais poderes. De acordo com ele, o Parlamento, por meio de seus servidores, faz questão de se despedir do governador Marconi Perillo, que esteve à frente do Governo por quatro mandatos eletivos. 

“Os servidores desta Casa, governador Marconi, gostariam de se despedir do senhor. Esta recepção foi carinhosamente organizada por eles. Em nome de todos os servidores efetivos, comissionados, gratificados, aposentados e estagiários, quero agradecê-lo pela relação institucional de alto nível que manteve com o Poder Legislativo”, afirmou o presidente.

Vitti disse que só tem a agradecer a Marconi, porque sempre procurou atender as demandas do Poder Legislativo. Para o presidente, o colega tucano terá sempre o apoio da Assembleia Legislativa em prol do povo goiano e o desenvolvimento do Estado de Goiás. 

“Nossa relação, governador, vai além do plano institucional e político. Não houve demanda desta Casa que o senhor não tenha atendido ou procurado resolver. Sempre nos disse que, no que for relativo à Assembleia Legislativa, poderíamos contar com 100% de certeza”, afirmou o presidente. 

José Vitti disse ainda que Marconi Perillo será sucedido pelo vice-governador José Eliton, que tem demonstrado o mesmo apreço e compromisso com o povo de Goiás por meio de uma relação respeitosa com o Poder Legislativo. 

“O vice-governador Zé Eliton será empossado governador neste sábado e continuará a gestão firme a forte com a mesma qualidade que nosso povo espera. Tenho certeza de que José Eliton terá sucesso nessa missão, assim como o senhor na sua. Que Deus o acompanhe e proteja, governador. Conte comigo em qualquer projeto que precisar. Obrigado por tudo o que fez pelo Poder Legislativo”, disse José Vitti. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também