Passado o Carnaval, Caiado deve promover novas trocas no quadro de auxiliares

Assunto deve ser levado à mesa em breve, mas antes, governador deve terminar de amarrar projetos na área social que serão encaminhadas ao Legislativo

Postado em: 21-02-2023 às 09h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Passado o Carnaval, Caiado deve promover novas trocas no quadro de auxiliares
Assunto deve ser levado à mesa em breve, mas antes, governador deve terminar de amarrar projetos na área social que serão encaminhadas ao Legislativo. | Foto: Secom

Circulam pelos bastidores da política goiana comentários de que novas mudanças no quadro de auxiliares do governo de Goiás estão a caminho. Fontes consultadas pelo O HOJE atestam o desejo do governador Ronaldo Caiado (UB) em realizar “algumas trocas” que vão ao encontro dos interesses do governo nesta ‘segunda fase’ de gestão. Um interlocutor próximo revelou, inclusive, que o nome de Alexandre Baldy, por exemplo, “está na mesa”.

Segundo a mesma fonte, Baldy pode assumir a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Tudo dependerá de conversas que, ao que tudo indica, serão iniciadas logo após o Carnaval. Baldy, vale lembrar, é visto como um importante nome do segmento. Acumula larga experiência por já ter dirigido o Ministério das Cidades no governo Michel Temer. 

O político, com sua expertise, avalia o governista, tende a atender os interesses do governo estadual e federal. Habilidoso articulador que é, Baldy tem potencial para destravar programas importantes que poderão atender os anseios de ambos os governos que trabalharão, pelos próximos anos, focados principalmente nas demandas sociais. A pasta é responsável por viabilizar, dentre outras coisas, o programa Minha Casa Minha Vida, desenvolvido em parceria entre o governo Federal e os governos estaduais Brasil afora. 

Continua após a publicidade

Mas a mexida, que tende a abarcar outros nomes para além de Baldy, só será concretizada depois que o governador acertar pontos importantes de uma nova reforma que deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa (Alego). Conforme mostrado pelo O HOJE no último sábado, depois de conseguir a aprovação da minirreforma administrativa, o governador deve aproveitar o período carnavalesco para articular com lideranças melhores formas de propor aos deputados um mega pacote na área social. 

Ainda não se sabe como deve ser o projeto, mas, sem dúvidas, deve surgir por aí um modelo de continuidade às políticas sociais já implantadas pelo governo Caiado e sua equipe, principalmente a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Conforme apurado pela reportagem junto a um deputado ligado ao governador, a ideia de Caiado é articular, ao lado de auxiliares e de parlamentares imbuídos de construir uma política social, e aprovar um Projeto de Lei logo depois do feriado.

O parlamentar ouvido pelo jornal acredita que, como Caiado quer deixar uma marca nessa política social, o momento é agora, no início do terceiro mandato, para estar alinhado às políticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. 

Como já se sabe, Lula da Silva é muito vinculado a programas de combate à miséria, o que lhe conferiu, não há muito tempo, o título de “pai dos pobres”. Não que Caiado também o queira, mas, com a chance batendo à porta para que alcance ainda mais importância nacional e seja unanimidade como candidato à presidência da maioria da direita, ele já ganharia muitos pontos com parte significativa da população. 

Ainda segundo o deputado palaciano, Caiado não esconde de ninguém, ele quer ser reconhecido como o governador que conseguiu, pelo menos a nível estadual, minimizar a distância social entre ricos e pobres. E já avançou significativamente.

Veja Também