Por não cooperar com a Ucrânia, governo brasileiro sofre embargo de exportação da Alemanha

O embargo é uma resposta à negativa do governo em fornecer equipamentos militares e munição de tanques à Ucrânia, como queriam os alemães

Postado em: 26-02-2023 às 09h17
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Por não cooperar com a Ucrânia, governo brasileiro sofre embargo de exportação da Alemanha
O embargo é uma resposta à negativa do governo em fornecer equipamentos militares e munição de tanques à Ucrânia, como queriam os alemães | Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

Na última semana, o Governo Federal do Brasil sofreu uma retaliação por parte da Alemanha após a decisão de não fornecer equipamentos militares e munição de tanques à Ucrânia.

O Federal Office for Economic Affairs and Export Control, escritório governamental de controle de exportação da Alemanha, confirmou o embargo à exportação de 28 veículos blindados Guarani do Brasil para as Filipinas.

Os veículos são fabricados na Iveco em Sete Lagoas e possuem sistemas e peças de origem alemã sujeitas ao controle de exportação.

Continua após a publicidade

Cinco unidades já estão no pátio da empresa aguardando o comprador. A operação comercial com as Filipinas foi feita por meio do governo de Israel.

Segundo fonte do Ministério da Defesa, o embargo é uma resposta à negativa dos governos de Jair Bolsonaro e, mais recentemente, de Lula em fornecer equipamentos militares e munição de tanques à Ucrânia, como queriam os alemães.

Leia também: Lula reforça sugestão de grupo para negociar fim da guerra na Ucrânia

Veja Também