Edward Madureira pode ser o candidato do PT em Goiânia

Suplente de deputado federal afirma que a questão tem sido discutida internamente

Postado em: 04-03-2023 às 09h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Edward Madureira pode ser o candidato do PT em Goiânia
Edward Madureira pode ser o candidato do PT em Goiânia | Foto: Reprodução/ Instagram

O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Edward Madureira, deve ser o candidato do PT à prefeitura de Goiânia. Dois membros do alto escalão do partido informaram que o nome do suplente de deputado federal tem se destacado nas conversas internas. Sem dizer se será ou não – até pela distância do pleito –, o próprio docente confirmou ao veículo de comunicação que essa questão está na mesa. 

“Tenho conversado com as diferentes forças do partido. O assunto surgiu em função da votação que tivemos em Goiânia. Mais de 30 mil”, disse Edward. Segundo ele, Adriana seria a candidata natural, mas ela tem reafirmado que não será. “Então, me coloco à disposição para avançar nessa conversa.”

Conforme apurado pelo Jornal O Hoje, a favorita, de fato, seria a deputada federal, Delegada Adriana Accorsi. Ela, contudo estaria interessada em concluir o mandato de federal. Até a época das convenções, claro, a situação pode mudar. Vale lembrar, ela já disputou o pleito de Goiânia duas vezes.

Continua após a publicidade

Outros nomes que aparecem na lista, conforme os petistas, são do deputado estadual Mauro Rubem e do vereador e presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota). Este último, contudo, teria que se filiar ao PT para isso. 

Mas de volta a Edward, ele foi o terceiro mais votado do PT, com 54,9 mil confirmações na urna, se tornando o primeiro suplente da legenda. Foram eleitos: Adriana Accorsi, 96,7 mil; e Rubens Otoni, 83,5 mil. O ex-reitor da UFG também disputou em 2014. À época, teve quase 60 mil votos. 

Em uma enquete feita pelo suplente de deputado estadual, Fábio Júnior (PT), no Twitter, o reitor também aparece bem colocado. Sobre a preferência dos internautas para disputar o pleito, Accorsi vem em primeiro, com 56,5%; Edward em segundo, com 30,8%; Mauro Rubem em terceiro, com 10,7%; e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e ex-candidato ao governo do PT, Wolmir Amado, com 2%. Quase 400 pessoas participaram. 

Romário Policarpo

Como mencionado, Romário também aparece entre os interesses do PT. Segundo informações, ele negociava a filiação no partido, mas as conversas esfriaram. A fonte ouvida pelo Jornal O Hoje afirma que o presidente da Câmara tem conversado com o MDB. 

Policarpo teria, de fato, interesse na disputa ao Paço. Para isso, vai precisar de um partido que lhe dê condição. Conforme noticiado pelo jornal, o governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, pode apoiar a reeleição de Rogério Cruz (Republicanos), caso ele se viabilize. Com isso, o MDB de Daniel Vilela, vice-governador, deve ficar de fora da disputa em Goiânia. Assim, Romário precisará analisar melhor as opções, se realmente quiser concorrer ao Executivo municipal.

Vale citar, porém, que ele tem engrossado o discurso contra o prefeito de Goiânia. Na última quarta (1º), inclusive, ele protocolou um ofício para que a prefeitura envie cópias dos autos do processo licitatório de instalação de radares na capital. “Pelo tom de seu discurso na sessão de ontem na Câmara, ficou evidente que ele está pintado para a guerra e não vai deixar barato”, apontou a coluna Xadrez, do jornalista Wilson Silvestre.

De fato, o vereador afirmou em plenário que recebeu cópia do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios pedindo a retirada de itens do edital sobre a instalação de radares. Ainda segundo ele, o documento prevê a utilização de tecnologia ultrapassada para o funcionamento dos equipamentos e mais cara que o contrato anterior.

O presidente da Câmara apontou, também, que o valor chega a quase R$ 300 milhões e haveria semelhanças no edital com processo realizado em Rondonópolis, no Mato Grosso, que foi suspenso pela Justiça. “É um cola e copia do edital feito em Rondonópolis. Espero que a prefeitura responda de forma rápida e objetiva.”

Veja Também