“Tivemos que tomar alguma ação”, diz Delegado Waldir sobre inclusão de GCM entre agentes fiscalizadores

Para Delegado Waldir, os impasses gerados por um possível conflito de competência entre GCMs e servidores do Detran como agentes de fiscalização foram superados

Postado em: 17-03-2023 às 12h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: “Tivemos que tomar alguma ação”, diz Delegado Waldir sobre inclusão de GCM entre agentes fiscalizadores
Para Delegado Waldir, os impasses gerados por um possível conflito de competência entre GCMs e servidores do Detran como agentes de fiscalização foram superados | Foto: Reprodução

Em entrevista concedida aos jornalistas do Grupo O Hoje nesta sexta-feira (17/3), o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), Delegado Waldir, comentou sobre os primeiros dias a frente do órgão e a inclusão do guardas civis metropolitanos (GCM) entre os agentes de autuação de infratores no trânsito.

Para Delegado Waldir, os impasses gerados por um possível conflito de competência entre GCMs e servidores do Detran como agentes de fiscalização foram superados.

“A gente não pode ficar com corporativismo e prejudicar o cidadão. Nós podemos ter ‘ciúmes’ de outra instituição. Temos uma distribuição das infrações administrativas de competência federal, estadual e municipal. Isso está previsto e dividido no Código de Trânsito. Eu não quero e não vou entrar nas infrações de atribuição dos agentes de trânsito, mesmo porque a gente faz convênio para que eles possam executar as atividades”, ressaltou Waldir.

Continua após a publicidade

“Agora, [considerando] as atribuições do Detran, já temos um convênio há muitos anos com a Polícia Militar, que em todo estado executa as atividades do Detran. E quando esse convênio com a PM foi questionado? Em algum momento teve essa polêmica? Nunca”, defendeu. “Em Goiânia, com mais de 1,5 milhão de habitantes, temos apenas 60 policiais militares que fazem essa fiscalização de trânsito. É um efetivo suficiente? Já foi mostrado que não. Então nós tivemos que tomar alguma ação”.

Leia também: GCM já pode atuar na fiscalização de trânsito em Goiânia

“São GCM que foram preparados e treinados para fazer esse serviço. Não estávamos ‘pegando a laço’ esses profissionais, eles são concursados. Eles exercerão as mesmas atribuições dos policiais militares do trânsito”.

No decorrer da entrevista, Waldir ainda abordou assuntos como as ações prioritárias que pretende implementar no Detran, o período que esteve a frente da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia (DICT) — quando alcançou destaque nacional, e os planos para o futuro, incluindo a movimentação para a disputas políticas para as prefeituras, em 2024.

A entrevista completa saíra na edição impressa do jornal O Hoje de sábado (18/3). Outros cortes saírão no programa ‘Momento Político’, no canal O Hoje News, no Youtube.

Veja Também