Senadora diz ter assinaturas suficientes para CPI do 8 de janeiro e cobra Pacheco

Soraya Thronicke começou a colher assinaturas para a abertura da CPI em 9 de janeiro, um dia após os atos

Postado em: 21-03-2023 às 17h37
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Senadora diz ter assinaturas suficientes para CPI do 8 de janeiro e cobra Pacheco
Soraya Thronicke começou a colher assinaturas para a abertura da CPI em 9 de janeiro, um dia após os atos. | Foto: Marcelo Camargo/ ABR

A senadora Soraya Thronicke (UB) afirmou, nesta terça-feira (21/3), ter as assinaturas necessárias para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro. A parlamentar também cobrou uma ação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Autora do requerimento, Soraya começou a colher assinaturas para a abertura da CPI em 9 de janeiro, um dia após os atos.

Pacheco, por sua vez, afirmou que ela precisaria ratificar as assinaturas dos senadores que apoiaram a CPI, por causa da nova legislatura, iniciada em 1º de fevereiro. No entanto, Soraya reclama do que enxerga ser uma interpretação pessoal de Pacheco e alega não haver essa previsão de ratificação no regimento interno do Senado.

Continua após a publicidade

“Não existe a hipótese de ratificar. Portanto, não tem que se ratificar”, disse a senadora.

Após o pedido de revalidação de Pacheco, 15 senadores ratificaram as assinaturas, 20 não ratificaram nem retiraram, enquanto outros nove retiraram o apoio dado anteriormente.

A parlamentar afirma contar com o apoio de 35 senadores –os que ratificaram e os que não tomaram alguma medida. Para dar continuidade a um pedido de CPI são necessárias pelo menos 27. Por isso, ela defende que Pacheco leia o requerimento de criação da CPI, um dos passos necessários para sua tramitação.

Veja Também