Conselho aceita proposta de Lula e fixa teto de juros do consignado do INSS em 1,97%

A decisão de estabelecer os juros em 1,97% foi tomada pelo presidente durante reunião com ministros

Postado em: 28-03-2023 às 17h42
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Conselho aceita proposta de Lula e fixa teto de juros do consignado do INSS em 1,97%
A decisão de estabelecer os juros em 1,97% foi tomada pelo presidente durante reunião com ministros. | Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) chancelou em Reunião Extraordinária, realizada nesta terça-feira (28/3), a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de fixar em 1,97% o teto de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

A decisão de estabelecer os juros em 1,97% foi tomada pelo presidente durante reunião com ministros e auxiliares na manhã desta terça-feira.

Com isso, o limite para o empréstimo com desconto em folha de pagamento será de 1,97%. Já o percentual-limite para a modalidade via cartão de crédito será de 2,89%.

Continua após a publicidade

Em março, o CNPS reduziu os juros de 2,14% para 1,7% ao mês, no caso do empréstimo consignado convencional. Nas operações com cartão de crédito consignado, o limite máximo caiu dos atuais 3,06% para 2,62%.

A mudança foi articulada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e aprovada com 12 votos favoráveis e três contrários, contrariando os ministérios da Fazenda, da Casa Civil e a Secretaria das Relações Institucionais, além de desagradar instituições financeiras.

Após a decisão, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Pagbank, Daycoval e Pan anunciaram a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS. Os bancos afirmam que o novo teto dificulta a situação de arcar com os custos de captação de clientes.

Veja Também