Alckmin defende energia limpa e papel do agro em Goiás

Vice-presidente esteve em Aporé para inaugurar usina que deve gerar mil empregos à região

Postado em: 13-05-2023 às 10h02
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Alckmin defende energia limpa e papel do agro em Goiás
Vice-presidente esteve em Aporé para inaugurar usina que deve gerar mil empregos à região | Foto: reprodução

Na primeira visita a Goiás desde que assumiu como vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) fez uma fala importante ao agronegócio, arrancando alívio nos representantes do setor que estiveram na inauguração da Usina Nardini Agroindustrial, em Aporé, a 455 km de Goiânia. 

No palanque, além do vice-presidente, estavam o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e alguns deputados federais, como Marussa Boldrin (MDB), Rubens Otoni (PT) e Cezinha de Madureira (PSD-SP). Na comitiva do governo federal – vale lembrar que Geraldo também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – compareceu o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O senador Vanderlan Cardoso também fez-se presente. 

A pequena cidade de Aporé, gerida pelo jovem prefeito Renato Carvalho, ganha um grande reforço para economia não apenas para o município, mas para toda região. A empresa do setor sucroenergético investiu cerca de R$ 800 milhões e deve gerar mais de mil empregos.  

Continua após a publicidade

Sob a benção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), deverá produzir em volta de 550 mil litros de etanol hidratado todos os dias. Nesta safra, a empresa promete moer cerca de 900 mil toneladas de cana-de-açúcar.

No início de seu discurso, o vice-presidente, como não poderia ser diferente, ressaltou que a primeira medida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recuperar o diferencial entre Etanol e a Gasolina. “Os 45 centavos voltaram, o que foi diferencial para gerar energia limpa, renovável, verde, como é o Etanol”, destacou. 

Direcionando a fala ao governador Ronaldo Caiado, Geraldo citou, ainda, que o governo federal está trabalhando para que este ano “tenha o melhor plano safra dos últimos anos”. Isto, diz o vice de Lula, para estimular o setor da agricultura. 

“Estamos trabalhando permanentemente para conquistar mercado para o Brasil. Sempre o setor produtivo precisa ter uma tríade: câmbio, juros e imposto. Ela é definidora, se a gente vai avançar mais ou menos. O câmbio está bom, em torno de R$5 reais é competitivo. Ele ajuda as exportações”, citou o vice-presidente, que não perdeu a chance de defender uma das propostas mais polêmicas do governo. “A reforma tributária vai simplificar e o grupo como o Nardini vai ser estimulado à exportação, porque a reforma vai acabar com acúmulo de crédito. Os juros vão cair”, prometeu. 

O vice de Lula ainda defendeu o agronegócio, tendo em vista a importância da empresa que chega ao estado de Goiás. “Eles plantaram sementes em solo fértil”, comentou ele, sobre a instalação da empresa em Aporé. “Nós estamos colhendo hoje grandes frutos. O que seria do mundo sem açúcar? Já pensou o mundo sem chocolate? Não é possível imaginar uma coisa dessas. E aqui vai iluminar uma metrópole a partir da biodiversidade. E aqui vai desenvolver o combustível. E o combustível limpo”, apontou. 

A empresa 

O Grupo Nardini possui sede no município de Vista Alegre do Alto, no Estado de São Paulo. Fundada em 1973 por Aurélio Nardini, a empresa tem cinco décadas de história e é uma das maiores no setor sucroenergético nacional, produzindo açúcar, etanol, levedura e energia por meio da CEN – Companhia Energética Nardini, além de amendoim e soja. 

A empresa escolheu Goiás para a construção da nova unidade em Goiás em 2007. Em uma nota, eles explicam: “Tratou-se de uma escolha estratégica, uma vez que a direção da companhia vislumbrou a oportunidade de expandir os negócios na região do Sul de Goiás, onde a Nardini investia no ramo da pecuária. O impulso veio com o incentivo governamental, por meio do Programa Produzir, do Governo do Estado de Goiás”, destacou. 

Veja Também