Iris assina pacto pelo clima

Prefeito vai abrir evento que selará Pacto Global para melhorar as políticas em relação ao clima e energia da cidade de Goiânia

Postado em: 05-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris assina pacto pelo clima
Prefeito vai abrir evento que selará Pacto Global para melhorar as políticas em relação ao clima e energia da cidade de Goiânia

*Lucas de Godoi


Continua após a publicidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, comemorado nesta terça-feira, será a partir de hoje uma data simbólica para o município. É que o prefeito Iris Rezende participa de evento para assinaturas do Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia, no Núcleo Socioambiental Puama, no Setor Novo Horizonte. O programa vai trazer melhorias na relação com as fontes de recurso natural. 

O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, diz que “ao assinar o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia, Iris Rezende mostra que sua gestão está engajada com a realização de ações comprometidas com iniciativas climáticas e energéticas”. Para Gilberto Neto, “isso é uma necessidade urgente em todos os cantos do mundo e a Prefeitura de Goiânia faz a sua parte”.

Na ocasião também será tratado um convênio com a UFG. Gilberto Neto aponta que “Goiânia vai ganhar muito com esse convênio, pois a UFG, em parceria com a Amma, vai ajudar no aprimoramento das ações relacionadas a políticas ambientais voltadas ao bem-estar da cidade”. 


Fiscal Mirim

Entre a programação da solenidade de abertura está também o lançamento do projeto Fiscal Mirim de Meio Ambiente, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), conforme prevê ações do projeto Somos Todos Responsáveis. O evento contará com a presença de 100 crianças do Ensino Fundamental da rede municipal.

A proposta é que os alunos, com idade entre 6 e 11 anos de idade, sejam incentivados em relação a hábitos e práticas de conservação ambiental. Propõe-se também estimular a reflexão e sensibilização dos alunos quanto à importância de se tornarem adultos atentos e responsáveis acerca da proteção ambiental por meio de trabalhos pedagógicos e palestras a serem realizadas nas instituições a partir do segundo semestre. 

Neste sentido, um aluno de cada escola que aderir ao projeto será eleito como Fiscal Mirim de Meio Ambiente e receberá boné, minicolete, bóton de estrela semelhante aos utilizados pelos auditores fiscais de meio ambiente da Amma e um diploma com o título de fiscal, promovendo, assim, a compreensão das atividades de fiscalização ambiental para a cidade.

“Educação Ambiental é um dos nossos carros-chefes aqui na SME. Acredito que ela auxilia na construção de cidadãos preocupados e mais conscientes quanto às necessidades de preservação do nosso meio ambiente. Já consigo perceber uma maior premência nas questões ambientais e é aí que está o reconhecimento do processo educacional. A escola é o lugar para que as nossas crianças aprendam o quanto é importante valorizar e conservar os nossos recursos naturais”, ressalta Marcelo Costa, secretário de Educação e Esporte. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também