Cid repete que Bolsonaro pediu para recuperar joias

Ele reforçou que houve um pedido e não uma ordem para recuperar as peças

Postado em: 02-06-2023 às 09h36
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cid repete que Bolsonaro pediu para recuperar joias
Ele reforçou que houve um pedido e não uma ordem para recuperar as peças

Na condição de testemunha, o tenente-coronel Mauro Cid disse à Controladoria Geral da União (CGU) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) queria reaver as joias dadas pelo governo da Arábia Saudita que foram retidas pela Receita Federal. O depoimento ocorreu na quinta (1º) e foi dado sobre o caso que envolve as peças, o ex-gestor e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

A informação foi divulgada pelo G1. Cid, que é ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, repetiu o que disse à Polícia Federal (PF) em 22 de maio. Ele afirmou que Bolsonaro o informou sobre o presente em dezembro passado e pediu a ele para verificar a possibilidade de regularizar a situação.

Ele reforçou que houve um pedido e não uma ordem para recuperar as joias. Além disso, relatou que procurou o secretário especial da Receita, Júlio César Vieira Gomes. Este, por sua vez, confirmou – segundo Cid – que o pacote estava retido e que, anteriormente, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já tinha solicitado a liberação, em novembro de 2021.

Continua após a publicidade

Cid declarou, ainda, que Gomes revelou ter orientado como fazer o documento para tirar o presente. O ex-ajudante relatou que a maior parte das conversas se deram pelo WhatsApp.

O tenente-coronel já foi ouvido três vezes (duas pela PF) na investigação que apura a tentativa da gestão Bolsonaro de entrar com as joias sauditas no País sem declará-las.

Veja Também