De olho em maior fatia do FPM, Pellozo vai priorizar saúde em Senador Canedo

Prefeito alega falta de investimento por parte da gestão anterior, encabeçada por Vanderlan Cardoso

Postado em: 01-07-2023 às 09h15
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: De olho em maior fatia do FPM, Pellozo vai priorizar saúde em Senador Canedo
| Foto: Reprodução

Após o resultado do Censo Demográfico 2022 do IBGE, que apontou Senador Canedo a cidade que teve a maior taxa de crescimento populacional do Brasil, o prefeito Fernando Pellozo (UB) pretende priorizar a saúde, na espera de mais recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A distribuição dos recursos do fundo, provenientes da União, é feita de acordo com o número de habitantes.

Ao O Hoje, Pellozo alegou que a antiga gestão investiu pouco na saúde, um dos embargos que ainda enfrenta, segundo ele, desde que assumiu a prefeitura, gerida anteriormente por Vanderlan Cardoso (PSD). Vale lembrar que Cardoso o apoio para suceder o cargo e era companheiro da mesma sigla. 

“Demos uma boa arrumada na parte de infraestrutura e a educação está muito bem encaminhada. O problema da água resolvemos em quase 100% e estamos partindo para fazer o esgoto. Agora a saúde é a que mais sofreu, devido à má gestão anterior. “Anteriores”, vamos falar assim. A saúde está pagando um preço por falta de investimento da má gestão. Por isso, quando os benefícios vierem, vamos priorizar a saúde.”, afirmou Fernando Pellozo.

Continua após a publicidade

O discurso acirrado com a gestão de Vanderlan, que assumiu por dois mandatos seguidos a prefeitura da cidade, demonstra rompimento definitivo com o antigo padrinho político, já vista desde a ida de Fernando ao partido do governador Ronaldo Caiado.

População quase dobrou em 12 anos

Com apenas 34 anos de existência, o número de moradores quase dobrou no município de Senador Canedo, em 12 anos. A cidade passou de 84.433 (2010) para impressionantes 155.635 habitantes (2012), um de aumentou 84%, de acordo com o Censo 2022.

Fernando Pellozo (UB) dedicou esse crescimento pela localidade do município, situado a 20 quilômetros de Goiânia, e pela boa gestão dos recursos.

“É um conjunto de fatores. O progresso econômico trouxe o aumento populacional. Entra a questão da proximidade, já que está colado na capital e a quinze minutos do aeroporto. O custo de vida é menor. No entanto, a qualidade de vida, que, mesmo sendo suspeito para falar, é a melhor.”, afirmou Pellozo que mora há 30 anos no município.

Ele também apontou que em Senador Canedo há oportunidade de emprego, pela razão da cidade ser um berço de várias indústrias, que começou com os trilhos de trem de ferro, por volta de 1950. O município é uma base de distribuição de combustíveis da Petrobras, sendo o maior polo petroquímico da região Centro-Oeste do país. Essa é a principal fonte de renda dos canedenses.

A cidade é um dos maiores arrecadadores de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a quinta mais competitiva, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás. Com um amplo crescimento no setor de serviços, na área de habitação e comércio em geral. Além disso, o município é movido também por distritos industriais, consolidados com empresas dos setores alimentício, de confecção e de cosméticos.

Veja Também