Iris embarca no projeto de Daniel durante reunião em Goiânia

O posicionamento do prefeito fortalece o nome do pré-candidato por ser o maior cabo eleitoral da legenda. Goiânia tem 957 mil eleitores

Postado em: 04-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris embarca no projeto de Daniel durante reunião em Goiânia
O posicionamento do prefeito fortalece o nome do pré-candidato por ser o maior cabo eleitoral da legenda. Goiânia tem 957 mil eleitores

Venceslau Pimentel*


Continua após a publicidade

O prefeito Iris Rezende (MDB) anunciou ontem, durante reunião do diretório estadual, em Goiânia, que vai participar ativamente da campanha do candidato do partido ao governo de Goiás, Daniel Vilela. “Em Goiânia, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance, de dia e de noite, sábado e domingo”, enfatizou ao discursar para uma plateia formada por deputados, prefeitos e vereadores da legenda.

“Eu vou agir para que cada habitante dessa cidade entenda porque eu estou lutando pela eleição de Daniel Vilela, este jovem extraordinário. Hoje, poucos contam com um valor tão especial como nós contamos”, afirmou.

Vilela, que preside o diretório, comemorou, já que Iris ainda não havia se manifestado claramente seu posicionamento sobre o processo sucessório, uma vez que tentou costurar uma aliança do partido com o Democratas do senador Ronaldo Caiado. “Hoje vimos nossas lideranças do MDB vibrarem com vontade e garra para vencer esta eleição”, postou o pré-candidato em suas redes sociais. “Nosso líder Iris Rezende deu o tom: vamos tomar as ruas para apresentar a cada eleitor nosso projeto e mostrar que nós representamos a verdadeira mudança que os goianos exigem”.

Iris, ainda em sua fala, fez críticas ao governo, em particular sobre a falta de equilíbrio fiscal. Em seguida, frisou que seu apoio a Daniel vai além da questão puramente partidária. “Não fosse o Daniel um jovem cheio de ideal, tomado de princípios admiráveis de vida, vocacionado para a política, eu não estaria aqui manifestando meu empenho. Teria lá atrás ido buscar, quem sabe, um outro nome dentro do partido. Mas não titubeei e disse que apoiaria nosso candidato.”

O posicionamento de Iris, de acordo com os emedebistas que lotaram a sala de reuniões do diretório, fortalece o nome do pré-candidato do partido à sucessão estadual, por ser o prefeito o maior cabo eleitoral da legenda. Afinal, Goiânia tem o maior colégio eleitoral do Estado, com 957 mil eleitores.

Ainda de acordo com a avaliação de membros do MDB, Daniel Vilela sairá favorecido nas eleições, considerando que Iris obteve 379 mil votos (57,70%) no segundo turno, no pleito de 2016, na capital. Apontaram também a votação obtida por ele nas eleições de 2014, quando disputou o governo, ao registrar 1,2 milhão de votos (42,56%), apesar de ter sido derrota pelo tucano Marconi Perillo, que contabilizou 1,7 milhão de votos (57,44%).

A expectativa no MDB é de que, com a atitude de Iris, apazigue de vez o partido, que se viu abalado com a dissidência interna causada por cinco prefeitos, que declararam apoio a Caiado – Adib Elias (Catalão), Ernesto Roller (Formosa), Paulo do Vale (Rio Verde), Renato de Castro (Goianésia) e Fausto Mariano (Turvânia). Logo depois, se desfiliaram os deputados estaduais Lívio Luciano e José Nelto, que agora estão no Podemos, e declararam apoio a Caiado.

O ato aconteceu em 20 de março passado, na Assembleia Legislativa, e desde então Iris passou a sofrer pressão para manifestar abertamente apoio a Daniel Vilela, principalmente do próprio pré-candidato e de seu pai, Maguito Vilela. Nenhum dos dois aceitava que o MDB abrisse mão de lançar candidatura própria, por entender que a legenda tinha legitimidade de se posicionar no processo sucessório como oposição, e não Caiado.

Para Daniel, o partido tem as melhores condições de representar as oposições no Estado. “Somos nós que nunca estivemos ao lado desse governo e não somos iguais a eles. Temos princípios e práticas políticas diferentes. Somos da política de resultados, não da pirotecnia”, disse ele em discurso durante a reunião.


Engajamento

Ex-governador, o prefeito de Mineiros, Agenor Rezende disse que o partido tem de se seguir o exemplo de Iris para ganhar a eleição. “Temos o melhor pré-candidato e temos estrutura montada em praticamente todos municípios. O nosso engajamento será decisivo nessa eleição”, pontuou.

De acordo com a assessoria de imprensa de Daniel, o ato contou com os deputados estaduais Humberto Aidar, Bruno Peixoto e Paulo Cezar Martins.

No total, 24 prefeitos participaram do encontro de ontem: Gustavo Mendanha (Aparecida de Goiânia), Aloândia – Sinomar Jose do Carmo, Amorinópolis – Silvio Isac de Sousa, Anhanguera – Francisco da Silva, Arenópolis – Ovarci Vilela, Aurilândia – Rubens Batista de Queiroz, Buriti Alegre – André de Souza Chaves, Caçu – Ana Claudia Lemos, Campos Verdes – Haroldo Naves Soares, Damolândia – Américo Osorio dos Santos e Silva, Doverlândia – Zilda de Rezende Araújo Machado, Gouvelândia – Eurípedes Moreira da Silva, Itarumã – Ricardo Francisco Goulart, Jandaia – Milena Pereira Lopes Moura, Mineiros – Agenor Rodrigues de Rezende, Novo Brasil – Sebastião Maria Sabino, Ouvidor – Onofre Galdino Pereira Júnior, Piracanjuba – Joao Barbosa de Oliveira, Portelândia – Milton Manuel Rodrigues de Resende, Quirinópolis – Gilmar Alves, São Luiz do Norte – Jacob Ferreira, Uruana – Cássio Gusmão de Oliveira, além de Iris Rezende. (*Especial para O Hoje)

Veja Também