Jorge Kajuru, o bom amigo do governo Lula no Senado

O senador, no entanto, não admite que a reforma tributária tenha tanta facilidade como à na Câmara Federal

Postado em: 10-07-2023 às 07h55
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Jorge Kajuru, o bom amigo do governo Lula no Senado
O senador, no entanto, não admite que a reforma tributária tenha tanta facilidade como à na Câmara Federal | Foto: Reprodução

A trajetória de Jorge Kajuru, filiado ao PSB, um paulista que estremeceu Goiás na década de 1990 com a Rádio K, não poderia ser escrita por qualquer biógrafo. Talvez alguém que esteja na mesma sintonia. Dos microfones de rádios e programas televisivos à do Plenário do Senado Federal, Jorge Kajuru, odiado e admirado, é um político comumente procurado para dar opinião sobre o que de mais interessante tem sido pauta em Brasília. 

Do PSB, partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, Kajuru é o responsável pela vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Goiânia em 28 de julho. Lula, já como ex-presidente, veio à capital pela última vez há 12 anos, no dia 14 de julho de 2011, no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). 

A ideia central é o fortalecimento da relação entre os governos estadual e federal, ou seja, estreitamento para cooperação entre o governador Ronaldo Caiado e Lula da Silva. O 28 de julho vai ser um dia histórico para o luxuoso Hotel K, que fica na Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. Lula deverá anunciar investimento para a construção de 13 mil casas, 13 aeroportos e nove estradas em municípios goianos. São esperados, a partir das 10 horas, 200 empresários divididos nos setores do agronegócio, indústria e comércio. 

Continua após a publicidade

O encaixe da visita de Lula a Goiânia é como se fosse parte de um agradecimento do presidente a Jorge Kajuru que, como outros líderes partidários, se empenharam para o sucesso do governo em votações no Congresso Nacional. 

Aliado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Kajuru é o vice-líder do governo de Lula da Silva (PT) no Senado, mas, nem por isso, deverá manter um tom 100% favorável à reforma tributária. Disse a um jornalista que, ao contrário da Câmara, em que vota-se por interesse, diz ele, no Senado haverá discussão por parte dos parlamentares. Foi favorável à reforma tributária, embora tenha demonstrado preocupação com a votação a toque de caixa que ocorreu semana passada, culminando em vitória, na Câmara Federal, nos dois turnos entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira (7). 

O senador também tem adotado um discurso pró-cerrado contrário ao desmatamento com propostas de leis desde 2019. Nos últimos dias, solicitou que o Ministério Público Federal (MPF) abrisse investigação para identificar crimes e infrações ambientais relacionadas à extração, comercialização e armazenamento irregular de madeira no Estado de Goiás. O ofício também foi endereçado à ministra do Meio Ambiente e Clima Marina Silva. 

Outra linha de trabalho adotada por Kajuru na Comissão de Esporte no Senado, do qual se tornou, por aclamação, vice-presidente, sendo que o titular da Comissão, como presidente, foi escolhido o ex-jogador e senador Romário. O alvo prioritário da Comissão é a investigação da manipulação de resultados no futebol por meio de apostas online. O assunto ficou em voga depois que o caso veio a público com denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO) contra 16 pessoas — sendo 7 jogadores — por manipulação de resultados em 13 partidas de futebol.

Veja Também