Rosângela Rezende pode encabeçar projeto de oposição em Mineiros

Comentário é que o pai da deputada estadual, ex-governador goiano Agenor Rezende estaria liderando formação de um grupo focado em desbancar atual gestor, Aleomar Rezende

Postado em: 13-07-2023 às 07h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Rosângela Rezende pode encabeçar projeto de oposição em Mineiros
Rosângela é um forte nome para as eleições | Foto: Sérgio Rocha/Alego

Comenta-se, nos bastidores da política goiana, que o ex-prefeito de Mineiros Agenor Rezende tem se movimentado em busca de apoio de olho nas eleições do ano que vem. Recentemente o político esteve com o senador Wilder Morais, que preside o PL goiano, para tratar sobre o tema. Corre, inclusive, a informação de que o PL deve apoiá-lo na cidade. 

A ideia de Rezende e seus aliados, todos sabem, é desbancar o atual prefeito do município, Aleomar Rezende (MDB), que vai buscar a reeleição no ano que vem. Acontece, porém, que Agenor pode não ser o candidato de oposição na cidade. Especula-se, na verdade, que quem deve assumir a posição aos 45 do segundo tempo seja sua filha, a deputada estadual Rosângela Rezende (Agir). 

Rosângela, apesar de ter sido eleita para um primeiro mandato no pleito de 2022, é, sem dúvidas, um nome forte. A deputada tem desempenhado um papel de importância para a região na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Apesar dos entraves com o atual gestor do município, fato é que a parlamentar não perde tempo com ‘picuinhas’ e poucas vezes usou a tribuna da Alego para falar das rivalidades. 

Continua após a publicidade

A exceção fica com seu último discurso às vésperas do recesso parlamentar. Na ocasião, ela não só foi dura com a atual administração como prometeu construir um projeto político para 2024 no intuito de levar a cidade ao patamar que merece. 

“Venho de uma tradição política em que tive como experiência o convívio com grandes líderes que amam Mineiros. É dessa vivência que venho e sinto que ainda não desempenhei minha função em sua totalidade. Diferenças políticas junto à administração municipal impediram que isso acontecesse. Então, quero dizer que usarei meu mandato e meus exemplos para reforçar um novo projeto político para o ano de 2024”, disse. 

E completou: “não podemos deixar que as diferenças políticas que existem [entre os dois grupos] interfiram no nosso trabalho pelo município. Não vou deixar que isso aconteça e convido todos para que juntos possamos fazer um novo projeto político para o ano que vem”. 

O discurso foi lido por lideranças locais como um “claro sinal” de que Rosângela é candidatíssima. De volta a Agenor, ainda que não seja o candidato de oposição na cidade, já trabalha para garantir as bênçãos de seu grupo num futuro não muito distante. 

Nesse contexto, o apoio do PL é visto como fator “importantíssimo”. Vale lembrar que Mineiros [localizado no sudoeste goiano] é, assim como os demais municípios da região, predominantemente ligada ao agronegócio. O peso do bolsonarismo local é forte. Tendo essa corrente, somada ao capital político dos pais – além do pai, a mãe da deputada já foi prefeita na cidade -, Rosângela teria, no mínimo, condições de atrapalhar o projeto de reeleição do atual gestor de maneira significativa.

Até lá, porém, restará à deputada trabalhar junto ao governador Ronaldo Caiado para garantir seu apoio. Aliados próximos avaliam que esse será, inclusive, o “principal desafio”. O comentário se justifica pelo fato do atual prefeito ser filiado ao MDB e contar, automaticamente, com o apoio do vice-governador goiano d presidente da legenda, Daniel Vilela. 

Entre um e outro, é provável que Caiado acompanhe o candidato emedebista, apesar de enxergar em Rosângela a figura de uma importante aliada na Alego. Mas em política, tudo pode mudar. De que lado estará o governador nessa queda de braço? O tempo dirá. A deputada foi procurada pela reportagem, mas não atendeu aos telefonemas.

Veja Também