Darrot entre candidatura própria ou apoio à reeleição de Marden em Trindade

Na crônica política trindadense paira uma nuvem de dúvidas sobre qual caminho deve seguir ex-prefeito que “criou” atual prefeito

Postado em: 25-07-2023 às 08h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Darrot entre candidatura própria ou apoio à reeleição de Marden em Trindade
Darrot obteve 53% dos votos na cidade | Foto: Reprodução

Uma declaração do vice-governador e presidente do MDB, Daniel Vilela, sobre a ida do ex-prefeito Jânio Darrot à legenda martela no imaginário político de Trindade. “E que volte com toda disposição e vigor para as disputas políticas”, comentou Daniel, ao lado de Darrot, durante um evento na cidade do Divino Pai Eterno no dia 22 de junho. 

A dúvida que paira é se a fala de Daniel deixa margem para um possível retorno de Darrot à disputa eleitoral municipal ano que vem. O projeto, no entanto, esbarra no natural objetivo do atual prefeito, Marden Jr, que, próximo de Ronaldo Caiado, deixou a história no Patriota de Jorcelino Braga e filiou-se ao União Brasil do governador em abril. De olho, evidentemente, no apoio de Caiado na reeleição. 

A viabilidade de Marden vai numa direção favorável. As águas estão calmas e o barco do prefeito não sofre intempéries. Quando se discute a possibilidade de a cria – Marden – ser “engolida” pelo criador – Darrot -, a memória encontra uma histórica reunião da chácara de Jânio em 22 de março do ano passado em que foi selada uma força-tarefa em Trindade para reeleger Caiado. Deu certo, como se sabe. Ele obteve 53% dos votos na cidade. 

Continua após a publicidade

A tacada, diga-se de passagem, de mestre de Caiado frente ao grupo político de Trindade, foi comemorada por correligionários. Havia uma expectativa de que, ao ceder ao projeto de reeleição do governador, Darrot abria precedentes para outros nomes da política goiana que, por algum motivo, não estavam alinhados com o político do UB. Sucedeu uma enxurrada de apoio em todas as regiões, na maioria dos municípios.  

O encontro, com um animado almoço, nada lembrava troca de acusações entre Darrot e Caiado por causa da condução ao combate à Covid-19. Darrot era só elogios. “Quando eleito para o primeiro mandato, Caiado teve o desafio de colocar a casa em ordem. E o governador tem conseguido fazer de Goiás um Estado cada vez melhor e promissor. Por isso merece o segundo mandato”, disse o ex-tucano, aliado de Marconi Perillo.

Além dos dois, o então candidato a vice na chapa de Caiado, Daniel Vilela, também participava do encontro e ouviu, ainda, de Darrot, ao lado de Marden Júnior. “Quando iniciei na política como deputado estadual, em 2010, Caiado já era um grande líder, defensor de Goiás na Câmara. Ele tem credibilidade, respeito, sempre lutou e defendeu nosso Estado. Estou feliz de voltarmos a caminhar juntos”, ressaltou ainda.

Um ano antes, no entanto, em um período crítico da pandemia do novo coronavírus, Caiado e Darrot, que era prefeito, protagonizaram um embate público. Ao que, durante uma live com jornalistas, o governador afirmou: “Ele [Darrot] é produtor de paciente grave”. A cidade amargava um espantoso número de pessoas infectadas com o vírus mortal. 

A assessoria de imprensa de Darrot anunciou uma live-resposta e avisou: “nenhum ataque, nenhuma infâmia do governador ficará sem resposta”. O então prefeito, que pelejava para viabilizar o sucessor, no caso Marden Júnior, disparou: “O senhor desconhece a situação de Trindade. Está sendo leviano, covarde”. 

O tempo passou, Darrot ficou um pouco mais distante da política e seu sucessor, Marden Júnior, encarando as coisas da política como são, se aproximou de Caiado, garantindo ajuda para governar a importante cidade religiosa e, como afirmam aliados, pode ter, em Caiado, a benção para dar continuidade à expectativa de reeleição. 

Veja Também