Base governista se esforça para viabilizar Vilmarzinho e Gracinha

Reunião na última segunda-feira no gabinete do prefeito de Aparecida de Goiânia serviu de palco para acenos mútuos em apoio às futuras candidaturas

Postado em: 17-08-2023 às 08h30
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Base governista se esforça para viabilizar Vilmarzinho e Gracinha
Na política, para se fortalecer é preciso se aproximar, e um nome no diminuitivo colabora para esse fim | Foto: Reprodução

Quase 11 mil brasileiros mudaram os primeiros nomes ou sobrenomes desde junho do último ano, após nova lei que permite a qualquer cidadão maior de 18 anos modificar seu nome diretamente em cartório. Um nome carrega em si uma mensagem, uma marca, um símbolo. Pode soar poderoso, acanhado, indefeso, suave ou arrogante. Um nome também pode estimular a proximidade, como os que são usados no diminuitivo. 

Na política, para se fortalecer é preciso se aproximar, e um nome no diminuitivo colabora para esse fim. Em Goiás, dois nomes no diminutivo buscam ganhar o vislumbre popular e político para se fortalecerem nas próximas disputas: Vilmarzinho e Gracinha, que estiveram juntos na última segunda-feira (12), ao lado de um grupo político forte para apresentar um projeto piloto social direcionado a um bairro de Aparecida de Goiânia que ainda não foi definido.

Por trás daquele movimento, é notório o esforço do MDB e da base caiadista, para fazer deles players políticos figuras consistentes. Além dos dois citados, estavam neste encontro no gabinete do prefeito, o vice-governador de Goiás e presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela; o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota, mas de malas prontas para o MDB), rodeados ainda por secretários estaduais e municipais.

Continua após a publicidade

De acordo com uma fonte do alto escalão da política aparecidense, esse também foi mais um gesto do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriota) demonstrar que está alinhado ao governo estadual e ao MDB, partido ao qual retornará ainda neste mês. Vale ressaltar que desde 2021, Vilmarzinho havia apoiado a candidatura de Mendanha ao governo, que foi o principal nome de oposição ao projeto de reeleição de Caiado.

“Na pauta institucional, é parceria do governo estadual com a prefeito nas políticas sociais. Politicamente, é um gesto de mais um gesto de alinhamento do Vilmar e do Gustavo na base de Ronaldo Caiado, demonstrando a importância que a Gracinha tem”, disse a fonte à reportagem.

Apesar de ter a máquina nas mãos, Vilmarzinho enfrentará em 2024, pelo que consta, o deputado federal Professor Alcides (PL), único que até agora anunciou a pré-candidatura em oposição à atual gestão, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também trabalha para melhorar sua aprovação na cidade.

Faixa de senadora

Na mesma reunião, houve um aceno, para lá de claro, em apoio a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado (União Brasil), que está de olho em uma vaga no Senado. De forma descontraída, Mendanha disse a Gracinha para que encerrassem aquela reunião no gabinete, pois os secretários estavam a aguardando em outra sala para entregar a faixa escrita “Gracinha Senadora”.

Como já informado pelo O Hoje, a base de Caiado tem se mobilizado para tonrar o nome da primeira-dama competitivo para ocupar uma das duas vagas ao Senado, em 2026.

Estima-se que ela fará ainda mais aparições públicas. Vale notar que a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) já estava bem representada nessa reunião pela diretora geral da OVG, Adryanna Caiado. Dessa forma, a presença de Gracinha foi mais política do que representativa.

É importante lembrar que o município possui o segundo maior colégio eleitoral do estado e que, por lá, nenhum dos três candidatos ao Senado da base de Caiado venceu. João Campos foi quem liderou os votos, quando disputou ao lado Mendanha nas últimas eleições. O ex-prefeito, inclusive, pode estar de olho na outra vaga.

Apesar de se fazer presente, Daniel Vilela não deve colocar diretamente as mãos nas disputas municipais em Aparecida. Caso assim o faça, poderá gerar um imbróglio dentro do próprio partido. Por isso, já delegou a Gustavo toda coordenação da campanha e estratégias no projeto de reeleição de Vilmarzinho. 

Veja Também