Com Bolsonaro inelegível, PL goiano vê Caiado como “melhor à presidência”

Presidente da sigla em Goiás, senador Wilder busca reaproximação com o governador

Postado em: 31-08-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Com Bolsonaro inelegível, PL goiano vê Caiado como “melhor à presidência”
Presidente da sigla em Goiás, senador Wilder busca reaproximação com o governador | Foto: Secom

Hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível. As chances do status do político mudar antes de 2030 são pequenas, já entendem alguns aliados. Dito isto, membros do PL goiano afirmam que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é a melhor opção para a disputa à presidência em 2026, pelo menos para a sigla em Goiás. 

Ele, inclusive, pode ter o apoio da legenda, caso viabilize o nome para a corrida pelo Palácio do Planalto. E Caiado tem trabalhado por isso, é preciso dizer. Ao assumir a voz contra a reforma tributária no País, tem se destacado. Além disso, tem garantido espaço na mídia nacional com outros posicionamentos. O interesse é claro.

Mas de volta ao PL, um membro do partido afirmou ao Jornal O Hoje que o presidente estadual da sigla, senador Wilder Morais, já trabalha uma reaproximação com Caiado –  vale lembrar, o político já esteve secretário do governador e teve o apoio do mesmo como vice na chapa de Vanderlan Cardoso (PSD), na disputa em Goiânia, em 2020. Inclusive, esta fonte garante que o congressista estará na disputa pelo governo de Goiás em 2026.

Continua após a publicidade

“Wilder não tem nada a perder, só a ganhar. Estará na metade do mandato de senador. Além disso, acho difícil Caiado ter uma postura agressiva [mesmo com o gestor apoiando o vice Daniel Vilela (MDB)]. Wilder já constrói uma reaproximação”, destaca. Para este entrevistado, o apoio de Caiado a Daniel não está certo e vai depender das composições em 2026.

2024

Claro, a construção de 2026 passa por 2024. O ex-presidente Bolsonaro, que é presidente de honra do PL, já disse que quer fazer mil prefeitos pelo País. Goiás, Estado que deu vitória a ele na eleição de 2022, terá destaque. 

Alguns nomes já foram colocados para cidades chaves. Em Goiânia, o deputado federal Gustavo Gayer; em Aparecida, o também deputado federal Professor Alcides; e em Anápolis, o ex-deputado e ex-candidato ao governo, Major Vitor Hugo. 

De acordo com o entrevistado, entretanto, somente Professor Alcides está certo, neste momento. Gayer e Vitor Hugo ainda não estão garantidos. “Decisão que vai envolver muitos fatores, como Bolsonaro, o presidente nacional Valdemar Costa Neto e Wilder.”

Já Professor Alcides oficializou o nome na disputa. No fim de outubro lançará a pré-candidatura no Cel da OAB com a presença de Bolsonaro. Há meses ele já fazia críticas e demonstrava interesse na disputa, mesmo tendo nomes indicados na prefeitura de Vilmar Mariano (MDB). O rompimento aconteceu e o deputado formalizou o interesse no paço.

Caiado e Bolsonaro

Na última passagem de Bolsonaro por Goiânia, quando recebeu o título de cidadão goiano na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), tiveram votos pela união do ex-presidente com o governador. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) foi um deles. 

“Nessa luta tem que ser forte para aguentar o tranco. Fico a ver o senhor [governador] e o nosso presidente [Bolsonaro] juntos. Vejo uma união imbatível. Juntos. Caiado é Bolsonaro ninguém segura”, declarou. 

Na ocasião, o governador disse que o título era “uma honraria que impõe muito mais deveres do que direitos” e comparou Bolsonaro a Juscelino Kubisheck. “Depois de Juscelino Kubisheck o senhor foi o presidente que mais investiu no Estado de Goiás.” 

O ex-presidente, por sua vez, lembrou que acompanha Caiado desde que o goiano foi candidato a presidente em 1989. Na ocasião, ele discursava em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro. “Como chefe do executivo, colaborei com vocês da melhor forma possível.”

Veja Também