Bolsonarista quer que Senado indique próximos ministros do STF

Matéria foi apresentada após aprovação de Flávio Dino

Postado em: 19-12-2023 às 09h26
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonarista quer que Senado indique próximos ministros do STF
Matéria foi apresentada após aprovação de Flávio Dino (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador bolsonarista Marcos Rogério (PL-RO) protocolou projeto que muda a forma de escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta é que o presidente não faça mais a indicação, mas o próprio Senado – que também irá aprovar, como já acontece.

A matéria foi apresentada após o Senado aprovar a indicação do ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, para a Corte. Para justificar, o bolsonarista afirma que a Constituição não especifica que seria o presidente a fazer a indicação. Assim, ele vê como a “melhor leitura” da Carta Magna a indicação dos senadores.

“Fica claro da leitura do dispositivo que, em nenhum momento, o constituinte afirmou que a escolha cabe ao presidente da República. Ao contrário, a melhor leitura do dispositivo é a seguinte: depois de escolhidos e aprovados pela maioria absoluta do Senado Federal, os ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo presidente da República”, argumenta.

Continua após a publicidade

Em relação a indicação, esta seria por uma espécie de conclave. Ou seja, como os cardeais indicam um novo papa. Isto ocorreria depois de cinco dias da vacância de um dos ministros do STF.

Veja Também