Base de Vanderlan estima Accorsi no segundo turno 

Petista, por sua vez, revelou ao O HOJE que tem dialogado com o PSD por “frente ampla” em Goiânia

Postado em: 13-01-2024 às 07h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Base de Vanderlan estima Accorsi no segundo turno 
Pesquisas internas sugerem, segundo o interlocutor, esse movimento | Foto: Reprodução

Felipe Cardoso e Gabriel Neves

O núcleo duro da equipe do senador Vanderlan Cardoso (PSD) tem reunido estratégias de olho nas eleições de 2024. A equipe do político já trabalha, inclusive, com algumas possibilidades relacionadas às eleições de outubro. Dentre elas, revela uma fonte consultada pelo O Hoje, a expectativa de um crescimento vertiginoso do nome da deputada federal Adriana Accorsi, pré-candidata do PT na capital, capaz, inclusive, de garanti-la no segundo turno. 

Pesquisas internas sugerem, segundo o interlocutor, esse movimento. Com isso, o senador deve intensificar suas movimentações e investidas depois que voltar de sua viagem pelo interior do Brasil. Em paralelo a esse diagnóstico, é importante lembrar que Accorsi admitiu à reportagem que tem buscado a formação de uma ‘frente ampla’ capaz de dar ainda mais musculatura ao seu projeto político. 

Continua após a publicidade

Dentre as siglas que a deputada mantém contato, está, claro, o PSD de Vanderlan. Segundo a federal, ainda é cedo para falar em aliança, mas ela não descarta a formação de uma chapa com o partido. Ela diz que tem mantido diálogo com Vanderlan no Congresso. 

Por isso, inclusive, já se especula, pelos bastidores da política goiana, a possibilidade de uma indicação do PSD à vice de Adriana. Em um cenário do tipo, Vanderlan, naturalmente, teria que recuar de seu projeto rumo à prefeitura, vislumbrando, claro, algo maior no futuro: o apoio do PT na corrida ao governo em 2026. 

Accorsi garante que a campanha do PT em Goiânia deverá adotar o lema “frente ampla”, numa espécie de reedição dos passos dados pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto em 2022 e que teve como principal característica a aglutinação de diversos segmentos políticos e econômicos para fortalecer a candidatura do petista contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Para Accorsi, que também é vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, a nível de estratégia de campanha e plano de gestão, tudo tem a ver com o “governar de forma democrática”. “Nós estamos entusiasmados e, agora, o foco é manter diálogo com os diversos setores da sociedade, com os movimentos populares, a juventude, a periferia, os setores de mobilidade urbana, saúde e educação”, diz a deputada. 

Conforme mostrou o jornal O Hoje, o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e suplente de deputado federal, Edward Madureira, vai coordenar o plano de governo de Accorsi, enquanto o deputado estadual Mauro Rubem foi convidado a estar na coordenação da campanha.  

Presidente do PT em Goiás, a vereadora Kátia Maria também afirma ao jornal O Hoje que ainda é cedo para falar em definitivo sobre as alianças que serão firmadas para a candidatura de Accorsi à prefeitura de Goiânia, embora também confirme as “conversas acentuadas” com diversos partidos e com o PSD de Vanderlan Cardoso. “Não existe acordo, existe conversa”, diz a parlamentar. Ao que ela indica, a legenda seguirá o rastro que hoje é visto no âmbito do governo federal no sentido de manter diálogo com partidos de diferentes espectros. 

Veja Também