Bruno Peixoto destoa da base para apoiar Gomide em Anápolis

“Apesar de ser do União Brasil, não vai apoiar o candidato de Caiado”, afirma o petista

Postado em: 10-04-2024 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bruno Peixoto destoa da base para apoiar Gomide em Anápolis
Conforme revelado pelo presidente metropolitano do PSB, Vinícius Cirqueira, Peixoto já auxilia o partido desde o fim do ano passado | Foto: Alego

Ex-prefeito de Anápolis, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) ganhou um apoio importante para disputar o retorno ao paço do município: o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (União Brasil).

O próprio Gomide confirmou a informação ao Jornal O Hoje. “Apesar de ser do União Brasil, não vai apoiar o candidato de Caiado em Anápolis”, argumentou. A escolha de Bruno na cidade será por um colega de parlamento.

No município, o prefeito Roberto Naves (Republicanos) decidiu apoiar a professora e coordenadora de Políticas Sociais do município, Eerizânia Freitas. Ele “abandonou” o vice, Márcio Cândido (PSD), que almejava o apoio para sucedê-lo.

Continua após a publicidade

A decisão, conforme apurado, ocorreu por falta de apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. O bolsonarismo escolheu o suplente de deputado federal Márcio Correa, que deixou o MDB e migrou para a sigla. O ex-emedebista teria ido para o partido em articulação do ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL), que vai concorrer à Câmara Municipal de Goiânia.

Mas de volta a Eerizânia, a pré-candidata de Roberto Naves se filiou ao União Brasil. Ela fazia parte do Republicanos do prefeito, mas migrou com articulações palacianas – entre Caiado e Naves –, conforme interlocutores. Cândido, que trabalhava para concorrer ao paço, deve apoiá-la. Ele, inclusive, estava na reunião onde tudo foi definido.

Com a mudança, além de pré-candidata de Naves, Eerizânia também se torna o nome da base do governador Ronaldo Caiado. Mesmo assim, Bruno Peixoto, filiado ao União Brasil, seguirá com Gomide.

De fato, Bruno já estaria com um pé fora do União – ele, contudo, precisa de autorização para sair da legenda ou esperar a janela partidária. Conforme revelado pelo presidente metropolitano do PSB, Vinícius Cirqueira, Peixoto já auxilia o partido desde o fim do ano passado.

Em entrevista recente ao portal, afirmou que também já atuava na formação de chapa de vereadores de Goiânia desde novembro. “E o Bruno [Peixoto] já está fortalecendo o partido mesmo sem estar filiado”, o que revela o engajamento do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás.

Outros pré-candidatos em Anápolis são: Mariana Stival (PDT) e Lisieux Borges (PSB) e Hélio Lopes (PSDB).

Gomide

Em 2020, Gomide concorreu à prefeitura, mas terminou em segundo lugar. Ele foi derrotado pelo prefeito Roberto Naves, reeleito naquela eleição. A avaliação dos aliados do petista, todavia, é que, sem Naves, Gomide desponta como favorito na corrida eleitoral. Além disso, ele já foi prefeito da cidade por dois mandatos.

Em 2008, o petista disputou a prefeitura e, no segundo turno, garantiu 75,6% dos votos, sendo eleito. Em 2012, houve a reeleição em primeiro turno e com marca história, à época. Foi o prefeito mais votado do País em cidades com dois turnos, chegando a marca de 88,93% dos eleitores.

No ano de 2016 se tornou vereador na cidade e, em 2018, deputado estadual com 36.998. Em 2022, foi reeleito com 45.256. Pelo histórico, as bases querem e acreditam no sucesso dele em 2024.

Veja Também