PT reconhece vitória de Maduro e Lula se mantém em silêncio

Aliado histórico do governo venezuelano, presidente da república ainda não se manifestou

Postado em: 30-07-2024 às 16h17
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: PT reconhece vitória de Maduro e Lula se mantém em silêncio
Lula não se pronunciou sobre vitória de Maduro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) reconheceu, na noite da última segunda-feira (29), a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seguiu a mesma cautela do chefe do Executivo. O petista, afim de se resguardar politicamente, ainda não se pronunciou oficialmente.

Em nota, a sigla disse que o pleito foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”. Além disso, saudou o povo venezuelano pelo processo eleitoral. Ademais, o partido presidido por Gleisi Hoffmann também afirmou ter certeza que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela “dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição”.

PT reconhece vitória de Maduro e Lula se mantém em silêncio

A sigla de Lula também disse que é “importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”.

Continua após a publicidade

Lula não segue PT e continua em silêncio

O presidente Lula da Silva segue em silêncio. Após o governo federal dizer que iria esperar as divulgações das atas eleitorais para reconhecer a reeleição de Maduro, Lula, que é aliado histórico dos chavistas, decidiu por não se pronunciar oficialmente. Dessa forma, a decisão do PT em reconhecer a vitória de Maduro, coloca pressão no presidente por uma posição mais clara do presidente a respeito das eleições venezuelanas devem começar.

O CNE divulgou na madrugada de segunda-feira (28), com 80% das urnas apuradas, a vitória de Nicolás Maduro. O chavista recebeu 51,21% dos votos contra 44,2% de Edmundo González. Porém, a líder da oposição, María Corina, garante que o resultado não condiz com a verdade. Segundo ela, González venceu as eleições com 70% dos votos.

Leia mais:

Pré-candidato do PSB é cotado para vice de Accorsi 

Vereador do Republicanos chama prefeito Rogério para encontro com moradores

Vereadora se torna principal cabo eleitoral de Leandro Vilela

Veja Também