Senador propõe coleta compulsória de sangue e plasma de curados da Covid-19

A proposta é acrescentar medida na lei que já trata do enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus no Brasil - Foto: Reprodução.

Postado em: 06-07-2020 às 17h55
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Senador propõe coleta compulsória de sangue e plasma de curados da Covid-19
A proposta é acrescentar medida na lei que já trata do enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus no Brasil - Foto: Reprodução.

Nielton Soares

Um projeto apresentado no Senado quer permitir a coleta compulsória de sangue ou plasma pelas autoridades sanitárias para utilização em pesquisas e tratamentos voltados para conter a Covid-19. 

A proposta de lei foi protocolada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB). Para possibilitar essa medida, o projeto pretende acrescentar o item à Lei 13.979/20, que trata das medidas de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. 

Continua após a publicidade

A lei já permite, por exemplo, a adoção de medidas visando ao isolamento social, à quarentena e à realização de exames, dentre outras.

No projeto, o senador justifica que ainda há poucas evidências de tratamentos efetivos contra a Covid-19 e que alguns tratamentos têm apresentado resultados favoráveis, como a própria “utilização de plasma de pacientes convalescidos, que parece ter eficácia para ajudar o organismo dos doentes a combater a doença”.

Para a adoção da medida compulsória, ele alega que os pacientes recuperados “têm todos os motivos para demonstrar sua gratidão pela ‘segunda vida’ que lhes foi dada, pela saúde recobrada e pela possibilidade de compartilhar essa vitória, disponibilizando seu sangue para ser utilizado no tratamento dos doentes em estado grave”.

 

Veja Também