Saúde monitora dois casos suspeitos de sarampo em Goiás

De acordo com a SES, a meta da campanha é vacinar 425 mil crianças de 6 meses a 5 anos, mas somente 24,16% foram imunizados

Postado em: 28-05-2022 às 15h36
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde monitora dois casos suspeitos de sarampo em Goiás
De acordo com a SES, a meta da campanha é vacinar 425 mil crianças de 6 meses a 5 anos, mas somente 24,16% foram imunizados | Foto: Reprodução / Getty Images

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) monitora dois casos suspeitos de sarampo, relacionado a duas crianças. Uma delas é moradora de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, e outra de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a pasta, o paciente de Valparaíso de Goiás é uma criança de 5 anos e o de Trindade é um bebê de 9 meses de idade.

A prefeitura de Trindade alega que o bebê está vacinado contra o sarampo há mais de 30 dia e, por isso, vai fazer um exame de contraprova. A gestão ainda afirma que independente do resultado da contraprova, a Secretaria Municipal de Saúde vai enviar equipes ao bairro onde o bebê mora para vacinar os moradores que não receberam o imunizante.

Campanha

Continua após a publicidade

O governo de Goiás faz um mutirão neste sábado (28/5), em todos os municípios, para vacinar os grupos prioritários diante da baixa adesão à campanha de imunização contra o sarampo e a influenza. A SES informou que vai colocar 1.860 trabalhadores de saúde para atuarem na vacinação.

De acordo com a pasta, a meta da campanha é vacinar 425 mil crianças de 6 meses a 5 anos, mas somente 24,16% foram imunizados. O objetivo também é cobrir 196 mil trabalhadores de saúde, até a última sexta-feira (27), mas apenas 69.459 mil se vacinaram.

A SES recomenda como medidas de prevenção e controle:

  1. Notificação imediata de todo caso suspeito em até 24 horas;
  2. Adoção de medidas de isolamento do caso suspeito (precauções para aerossóis);
  3. Coleta e envio para o Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO) de amostras sorológicas, bem como de secreção nasofaringe e urina para realização de RT-PCR
  4. Bloqueio vacinal dos contactantes em até 72 horas (após esse período, a ação de vacinação pode e deve ser realizada, mas passa a ser uma ação de intensificação);
  5. Busca ativa de novos casos suspeitos.

Doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são:

  • Febre acompanhada de tosse;
  • Irritação nos olhos;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Mal-estar intenso;
  • Manchas vermelhas no corpo

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Veja Também