Mais de 100 mil pessoas são esperadas no 16º Festival de Nova Veneza; confira a programação

Além da culinária que é um dos carros-chefes da festa, o Festival Italiano de Nova Veneza também contará com uma vasta programação cultural gratuita, que visa fortalecer a cultura italiana.

Postado em: 31-07-2022 às 14h02
Por: Ícaro Gonçalves
Além da culinária que é um dos carros-chefes da festa, o Festival Italiano de Nova Veneza também contará com uma vasta programação cultural gratuita, que visa fortalecer a cultura italiana | Foto: Reprodução

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia de Covid-19, o Festival Italiano de Nova Veneza retorna neste mês de agosto em sua 16ª edição, com programação repleta de novidades. O evento terá o tema “Uma boa massa , um bom vinho e uma boa companhia”, contará com aproximadamente 600 pessoas envolvidas na organização para receber cerca de 100 mil pessoas.

A festa, que reforça a importância da cultura italiana, vai acontecer entre os dias 4 a 7 de agosto, em Nova Veneza, Goiás. O evento contará com o tradicional festival de massas, com toda a estrutura da cozinha da Nonna reformulada. Durante o Festival, 45 cozinheiras estarão conduzindo mais de 60 panelas de 20L para preparar as delícias italianas, como pasta de macarrão, carbonara, polpette, rotolo di pollo con salsa bianca, lasanha, nhoque, além das famosas polentas fritas com opções de molhos para todos os gostos.

Leia também: 16º Festival de Nova Veneza terá início em agosto e deve superar 100 mil visitantes

Continua após a publicidade

Serão oferecidas mais de 20 opções de pratos que custarão de R$20,00 a R$40,00. Para Vânia Alves, coordenadora da cozinha da Nonna, estar de volta ao festival é motivo de alegria. A chefe de cozinha relembra os momentos difíceis que passou durante os dois anos que esteve longe da festa, mas destaca a alegria de realizá-lo novamente.

“Eu cheguei a achar que nunca mais estaria aqui de novo por causa dessa pandemia, que nos trouxe muito sofrimento. Mas, depois de uma época triste, teremos um momento de reencontros e celebração à vida”, conta Vânia.

Além da culinária que é um dos carros-chefes da festa, o Festival Italiano de Nova Veneza também contará com uma vasta programação cultural gratuita, que visa fortalecer a cultura italiana. Shows como o do sertanejo Sérgio Reis, que é descendente de italiano e os Tenores do Brasil, são algumas opções. Confira a programação completa:

Sérgio Reis – O sertanejo, que assim como muitos venezianos, também é neto de imigrantes italianos, vai abrir as festividades no dia 4, às 22h.

Ricardo Tucci – O músico acordeonista Ricardo Tucci vai se apresentar no sábado, dia 6, às 12h.

Os Tenores do Brasil – O grupo formado pelos tenores Ricardo Régis e Marcelo Zanlucci é uma das atrações confirmadas para o dia 5 de agosto, às 22 horas.

Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza – O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza, Santa Catarina, também marcará presença nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

Música com Waldir Amaral – Fechando a 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza com chave de ouro, o cantor nova venezense, Waldir Amaral, apresentará os sucessos que embalaram a Itália durante os anos de 1960, 1970 e 1980.

O festival é uma realização da Prefeitura de Nova Veneza, com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, Governo de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura, tendo como correalizador o Sesc-GO.

Para mais informações sobre os respectivos os horários e apresentações de cada dia,  acesse: www.festivalitalianonovavenezago.com

Veja Também