Iris inaugura sede própria da Secretaria de Cultura

Após a entrega da obra, prefeito se reuniu com ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e pediu o empenho dele para destravar o BRT Norte-Sul

Postado em: 13-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris inaugura sede própria  da Secretaria de Cultura
Após a entrega da obra, prefeito se reuniu com ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e pediu o empenho dele para destravar o BRT Norte-Sul

Venceslau Pimentel

Continua após a publicidade

Com a participação de vereadores aliados, o prefeito Iris Rezende (PMDB) inaugurou na noite de segunda-feira a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), ao lado do titular da pasta Kleber Adorno, artistas, produtores culturais e comunidade.

Estavam presentes no evento os vereadores Paulo Magalhães (PSD), Anselmo Pereira (PSDB), Carlin Café (PPS) e Tiâozinho Porto (Pros).

O novo prédio, onde antes funcionava o 8° Juizado Especial Cível, no Parque A­theneu, foi readaptado para abrigar a secretaria. 

Em seu discurso, Iris ressaltou a confiança que a classe artística tem na administração. “ Vejo aqui tantos artistas prestigiando esta inauguração e isso me motiva”, disse. “Esta nova sede é um apoio que damos à Secretaria de Cultura para que ela possa desenvolver seus projetos nessa área, porque Goiânia é uma cidade voltada à Cultura. Sem dúvida nenhuma, nossa capital passará a ser referência cultural para o país, por isto é que também retomamos tantos projetos importantes, como o Festcine, Goiânia Canto de Ouro, e damos total apoio à nossa Orquestra Sinfônica que é motivo de orgulho para Goiânia e para o Brasil”, afirmou.

O secretário Kleber Adorno ressaltou a importância da nova sede da Secult. “É mais uma demonstração da importância que o prefeito Iris dá à Cultura. Essa nova sede vai proporcionar mais conforto e comodidade aos nossos servidores e vamos poder atender melhor os nossos artistas, produtores culturais e a comunidade em geral”, disse.

Na oportunidade, o prefeito Iris assinou projeto que cria a Rede Municipal de Núcleos Musicais. O objetivo é oportunizar a crianças, adolescentes e jovens o contato com a música de forma mais efetiva. Para isso, músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia atuarão, a partir do ano que vem, em escolas municipais, centros comunitários e casas de cultura, buscando levar ao maior número possível de pessoas o contato com a música. 

O evento também foi marcado pela inauguração da Galeria Siron Franco, artista também presente na solenidade. O espaço fica na entrada da nova sede e foi aberto com obras de 53 artistas. Siron Franco agradeceu ao prefeito pela homenagem.  “Na primeira galeria que inaugurei em Goiânia, o prefeito Iris Rezende estava presente”, lembrou. 

Reunião

Em audiência ontem, em Brasília, com o ministro da Cidades, Alexandre Baldy, o prefeito Iris Rezende, pediu o empenho dele para destravar o imbróglio em torno da construção do BRT Norte-Sul, em Goiânia.  As obras estão paradas desde junho, por conta de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), como sobrepreços de alguns itens da licitação. Com isso a Caixa Econômica não libera as parcelas previstas.

A obra, lançada em março de 2015, foi orçada em R$ 244 milhões. O corredor exclusivo terá 28 quilômetros, do terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia, até o Terminal Recanto do Bosque, em Goiânia.  

Veja Também