Eliton prestigia Folia do Divino Espirito Santo em Pirenópolis

O governador destacou a importância da preservação da cultura e resgate das tradições em Goiás

Postado em: 14-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eliton prestigia Folia do Divino Espirito Santo em Pirenópolis
O governador destacou a importância da preservação da cultura e resgate das tradições em Goiás

O governador José Eliton (PSDB) prestigiou e participou, ontem, em Pirenópolis, da chegada da Folia do Divino Espirito Santo, que desde o dia 5 deste mês percorreu seis fazendas e um povoado da região. “Este é um momento de preservação da nossa cultura, um importante resgate das tradições de Goiás”, afirmou o governador.

José Eliton, de chapéu, liderou a comitiva formada por mais de 200 cavalos, que percorreu quatro quilômetros pelas ruas de Pirenópolis para entregar a bandeira do Divino na casa do Imperador, João Paulo, na Rua Sizenando Jaime, no Centro da cidade. Milhares de pessoas acompanharam a tradicional festa. O prefeito João Batista Cabral, o João do Léo (DEM), esteve ao lado de José Eliton durante o trajeto. 

Continua após a publicidade

Neste ano, a Festa do Divino de Pirenópolis completa 199 anos. A folia é um dos mais fortes elementos da festividade, que é realizada no domingo de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. “Esta é uma festa com forte caráter folclórico, com suas tradições e ampla participação popular”, resumiu Eliton.

No dia 5, os foliões saíram no início da tarde da casa do Imperador João Paulo e rumaram para a Fazenda Santa Rita de Baixo, onde foram recebidos por Adãozinho e família para o primeiro pouso; no dia seguinte, foram para a Fazenda Santa Rita de Cima, sendo recebidos por Divina Marques e família; e depois, para a Fazenda Santa Rita, de Nelito e família. 

No dia 8, os foliões foram para a Fazenda Chapada, onde Mazinho, esposa e demais familiares deram o tradicional pouso. No dia seguinte foram para o Povoado de Caxambu, onde dormiram uma noite na casa de Haniel, Mírian e demais familiares; e outra na casa de Neco e família.

No dia 11, os foliões foram para a Fazenda Raizama, de Antônio Santana; e no dia 12, para a Fazenda Seringueira, de Nivaldo e família. A Festa do Divino em Goiás é baseada, principalmente, nas relações de parentesco e vizinhança, que se organizam em mutirões para arrecadar fundos para a própria comunidade.

No sábado, o governador e a primeira-dama Fabrina Müller participaram de homenagem às mães, na Praça Cívica, intitulada Mães em Harmonia, com a participação de um grande público.

A programação incluiu apresentações dos diversos grupos e modalidades artísticas e culturais do Itego em Artes Basileu França. O espetáculo oferecido às mães contou com exibições da Big Band, Orquestra Mozart, grupo Balé Teatro Escola Infantil, dança de rua e apresentação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, também do Itego Basileu França, que encerrou o repertório clássico da noite com composições pop hits do cinema e rock.

O governador José Eliton destacou a importância de o Governo do Estado de Goiás, em parceria com a OVG, fazer a homenagem às mães goianas. “É uma bela tarde em que promovemos essa festa, uma reverência cultural a todas as mães, as que vieram até a Praça Cívica e as que estão em casa. E a OVG, uma instituição social que há 70 anos realiza ações sociais para as pessoas que mais precisam, aproveita a oportunidade para mostrar seus programas ao público”, disse.

A diretora geral da Organização, Idelma Rodrigues, citou que a instituição se valia da festa para fazer uma aproximação com o público. “Temos aqui uma exposição de fotografias e textos explicativos mostrando os programas sociais desenvolvidos pela Organização. Esse momento é oportuno para a OVG divulgar suas ações sociais”, assinalou. Enquanto a programação acontecia no palco, palhaços divertiam a criançada e um drone passeava indiscreto sobre o cenário das homenagens.

 

Veja Também