O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 18 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
FORÇA POLÍTICA

União Brasil e MDB elegem 140 prefeitos e consolidam influência de Caiado e Daniel Vilela

Caiado e Vilela consolidam liderança política em Goiás

Postado em 7 de outubro de 2024 por Vinicius Lima
MDB
Vitórias estratégicas fortalecem União Brasil e MDB | Foto: Divulgação

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) demonstraram sua força nas eleições municipais em Goiás. Juntos, seus partidos garantiram 140 das 243 prefeituras disputadas no último domingo (6/10). Essas vitórias se espalharam por todas as regiões do estado, em cidades estrategicamente importantes.

O União Brasil, comandado por Caiado, elegeu 94 prefeitos, um número bem superior aos 62 conquistados em 2020 pelo Democratas, antes da fusão com o PSL. Visto que, esse crescimento comprova a força de Caiado, atualmente o governador mais bem avaliado do país. Contudo, o partido teve sucesso em cidades da região Metropolitana, como Trindade e Senador Canedo, com a reeleição de Marden Junior e Fernando Pellozo. Também se destacou com a volta de José Essado ao comando de Inhumas.

Vitórias no Entorno e cidades-polo e força do MDB

No Entorno do Distrito Federal, o União Brasil garantiu vitórias importantes. Diego Sorgatto, em Luziânia, e Dr. Lucas, em Águas Lindas, foram reeleitos. O partido também conquistou cidades-polo como Goianésia, Porangatu, Itumbiara, e Jaraguá. Já, Sandro Mabel, em Goiânia, avançou ao segundo turno.

O MDB, por sua vez, aumentou seu número de prefeituras, saindo de 29 eleitos em 2020 para 46 em 2024. Esse crescimento consolidou a liderança de Daniel Vilela, que viu o partido alcançar 60% de aproveitamento nas eleições. A legenda ainda lidera a disputa em Aparecida de Goiânia, com Leandro Vilela sendo o favorito.

Entre as prefeituras conquistadas pelo MDB estão importantes municípios como Rio Verde, Catalão e Caldas Novas, com Kleber Marra reeleito. Em Mineiros, Aleomar Rezende obteve expressivos 79,89% dos votos.

Veja também