Mabel oficializa novos nomes para o secretariado na última semana do ano
Alguns dos escolhidos por Mabel já ressoam nos bastidores e viram debate na Câmara
Na última semana do ano de 2024 o prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) anunciará os últimos membros do secretariado para compor o primeiro ano de gestão. Com isso, é esperado que os 11 nomes que faltam sejam indicados pelo prefeito nesta segunda-feira (30), os escolhidos devem ocupar cargos de titulares das pastas e presidentes de autarquias. Ao todo, são 28 órgãos que compõem a prefeitura da capital, sendo 22 secretarias e 6 autarquias e empresas públicas que também contabilizam as novas secretarias conforme a reforma administrativa de Mabel.
Os 11 nomes que faltam para ocupar são dos cargos: Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Comunicação; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias; Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços; Secretaria Municipal de Licenciamento e Fiscalização; Instituto Municipal de Assistência a Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS); Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia – GoianiaPrev; Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia; Agência de Regulação de Goiânia e Agência Municipal de Turismo e Eventos (GOIANIATUR).
Ainda não existe uma previsão quanto aos nomes escolhidos, contudo, a conversa nos bastidores é que a opinião do atual secretário estadual de comunicação, Gean Carvalho, tenha sido de grande relevância para a escolha do secretário municipal de comunicação devido a importância da vaga. Essa possibilidade também reafirma a aproximação pessoal e política que Mabel tem com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ao qual Mabel foi o escolhido de Caiado nas eleições municipais.
Contudo, essa não seria a primeira vez que um parceiro ou conhecido político de Caiado e Mabel são indicados para membros de uma pasta. Alguns dos 17 nomes escolhidos para o atual secretariado possuem nomes conhecidos dos bastidores como o de Juliano Santana que atualmente ocupa a nova pasta da Secretaria de Captação Fundiária mas é amigo próximo do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), além de ter atuado como diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego.
Leia também: Produção e consumo de Frango cresce 8,1% em 2024
Outro nome que também ressoou nos bastidores, mas gerou controvérsias durante e depois do anúncio, foi o de Uugton Batista (PL) para a Secretaria Municipal de Cultura. Batista é amigo pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro e de amigo próximo de cantores sertanejos. Apesar das possíveis conexões, sofreu controvérsias por processos civis ao qual a ex-mulher o acusou de violência doméstica. Em sua defesa, Batista afirma que a mulher sofria de transtorno de bipolaridade que havia pedido para retirar a queixa.
A decisão de Batista para a secretaria também foi discutida na Câmara em que o presidente da Comissão da Criança e do Adolecente Fabrício Rosa (PT), criticou o escolhido incisivamente contra a nomeação pelas conexões pessoas do secretário com personalidades políticas e artísticas.
Com isso, os nomes anunciados para a prefeitura até o momento foram: Gabriela Tejota para a Secretaria Municipal da Casa Civil; Juliano Bezerra para a Controladoria-Geral do Município; Wandir Allan de Oliveira para a Procuradoria-Geral do Município (PGM); Thiago Ferreira para Chefe de Gabinete; Sabrina Garcez para a Secretária de Governo; Fábio Christino para a Secretaria de Ciência e Tecnologia; Vanderlei Júnior para a Secretaria de Articulação Institucional e Captação; Valdivino de Oliveira para Secretaria Municipal de Fazenda; Juliano Santana para a Secretaria de Captação Fundiária; Tarcísio Abrel para a Secretaria de Engenharia de Trânsito; Luiz Pellizzer para a Secretária Municipal de Saúde (SMS); Giselle Faria para a Secretaria Municipal de Educação (SME); Francisco Lacerda para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Erizânia Freitas para a Secretaria Municipal de Política Para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos; Zilma Peixoto para Agência Municipal do Meio Ambiente (SME); Uugton Batista para a Secretaria de Cultura e Coronel Cleber Aparecido para a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).