O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Desenvolvimento tecnológico

Caiado defende pioneirismo em IA e mira 2026 com foco na tecnologia

Durante congresso sobre internet em Brasília, governador exaltou protagonismo do Estado no fomento à ferramenta e criticou texto da União

Thiago Borgespor Thiago Borges em 23 de maio de 2025
Caiado defende pioneirismo em IA e mira 2026 com foco na tecnologia
Foto: Hegon Corrêa

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou do 5º Congresso Brasileiro de Internet, na última quinta-feira, 22, em Brasília. Por lá, Caiado ressaltou o protagonismo da inteligência artificial (IA) no cenário global, além da necessidade de uma constante atualização por parte do poder público. O evento, que reuniu especialistas, autoridades e líderes empresariais, debateu o tema: “Como a tecnologia e a criatividade vão moldar o futuro do Brasil”.

Em sua fala, Caiado afirmou que Goiás trabalha para se tornar referência na área. O governador ressaltou que o estado foi o primeiro a aprovar uma política de fomento à IA, caracterizada pelo estímulo a ferramentas de código aberto e à troca de experiências entre especialistas. “É um projeto de modelo aberto, que busca a colaboração de todos, com controle dos excessos. O foco é estimular a pesquisa, e não criminalizar aquele cientista ou pesquisador que deseja desenvolver seu software”, explicou.

Caiado detalhou a importância da lei goiana de fomento à IA, pioneira no país. O governador explicou que a matéria foi inspirada em iniciativas desenvolvidas pela Índia, país considerado uma potência em tecnologia. Por outro lado, el criticou a proposta que está sendo discutida no Congresso Nacional, classificada por Caiado como “extremamente punitivista”. O chefe do Executivo goiano também argumentou que a adoção de novas tecnologias é o caminho para que o país possa avançar em duas áreas estratégicas: a educação e o agronegócio. “Investir em ciência vale a pena”, garantiu.

Outros pontos positivos apresentados foram a ampla discussão pública para a formulação da lei, ao longo de um ano; a implantação de um Núcleo de Ética em IA; a inclusão de conteúdos sobre inteligência artificial no currículo do ensino fundamental e médio das escolas públicas; e o investimento em fontes de energia limpa, como o biometano, para alimentar as estruturas físicas de armazenamento de dados, chamadas data centers.

Leia mais: Valdemar Costa Neto afirma que Eduardo Bolsonaro deve retornar ao Brasil em julho

Roteiro em Brasília

A participação no evento foi a segunda agenda do governador na capital federal nesta semana. Na última terça-feira, 20, Caiado marcou presença na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O governador, que trabalha incessantemente para que seu projeto político rumo ao Palácio do Planalto ganhe força nos bastidores políticos, não tem desperdiçado oportunidades de alavancar suas pautas e sua gestão em Goiás.

Na busca de se firmar como presidenciável, o governador não tem recuado em se posicionar em pautas nacionais. O chefe do Executivo estadual tem intensificado sua oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tentativa de colocar sua pré-candidatura como opção viável em 2026. Para isso, Caiado também não deixa de exaltar os feitos de sua gestão no Estado, já que serão as suas credenciais para os eleitores na disputa de 2026. O evento em Brasília, no qual o governador exaltou a política goiana de fomento à IA — e criticou o projeto que tramita no Congresso Nacional — é um exemplo disso.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também