segunda-feira, 10 de agosto de 2026
Audiência do Golpe

Mourão nega participação em reuniões golpistas no governo Bolsonaro

Senador afirma ao STF que não discutiu medidas de exceção e desconhecia planos de ruptura institucional

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Mourão nega participação em reuniões golpistas no governo Bolsonaro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) declarou nesta sexta-feira (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que nunca participou de reuniões com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar da decretação de medidas de exceção no país. Mourão, que foi vice-presidente durante a gestão de Bolsonaro, prestou depoimento como testemunha de defesa do ex-presidente e de outros militares acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.

Durante o depoimento, Mourão negou ter presenciado ou tomado conhecimento de reuniões com teor golpista no final do governo anterior. Questionado pela defesa de Bolsonaro sobre a possibilidade de o ex-presidente ter mencionado a intenção de decretar medidas de exceção, o senador afirmou que, em nenhum dos encontros que teve com Bolsonaro após a derrota nas eleições de 2022, o assunto foi abordado. Segundo ele, as conversas foram voltadas para a transição de governo.

Ao ser questionado sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, Mourão relatou que estava em casa e tomou conhecimento das invasões via noticiário da TV. “Estava dentro da piscina. Era nessa situação que eu estava”, afirmou.

Leia mais: Moraes ameaça prender ex-ministro durante audiência sobre tentativa de golpe

O depoimento de Mourão faz parte da fase de instrução do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado, envolvendo oito réus do núcleo 1 da suposta trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e altos membros de seu governo. As oitivas das testemunhas de defesa e acusação estão previstas para ocorrer até dia 2 de junho. Após essa etapa, os réus serão convocados para interrogatório, em data ainda a ser definida.

Com informações da Agência Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

michelle bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Michelle Bolsonaro fecha acordo com Podemos para disputar o Senado no DF, diz jornal

Ex-primeira-dama terá apoio da legenda no Distrito Federal, enquanto presidente estadual do partido...
congresso

RETORNO DO RECESSO

Congresso retoma votações com misoginia, combustíveis e escala 6×1 na pauta

Câmara e Senado voltam a analisar propostas antes de uma janela reduzida de votações provocada pe...
vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF conclui investigação e prepara indiciamento de Vorcaro no caso Master

Primeira fase da Operação Compliance Zero chegou ao fim; ex-presidente do BRB e empresário ligado...
Debate ao Governo de Goiás expõe embates sobre educação, segurança, saúde e transporte; veja propostas e críticas dos candidatos

ELEIÇÕES 2026

Debate ao Governo de Goiás expõe embates sobre educação, segurança, saúde e transporte; veja propostas e críticas dos candidatos

Encontro entre Luiz César, Wilder Moraes e Marconi Perillo foi marcado por confronto direto, críti...
Cesar Bueno buscará contraponto às candidaturas de direita ao Governo de Goiás

Eleições 2026

Cesar Bueno buscará contraponto às candidaturas de direita ao Governo de Goiás

Defesa do legado petista será mote da campanha, que buscará concentrar o voto progressista na chap...
Dívidas

OPINIÃO

Dívidas de Goiás e da capital caminham para descontrole das contas públicas

Próximo governador terá como tarefa ajustar as contas do Estado, pois, nos últimos anos, a União...
Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

OPINIÃO

Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

Enquanto Daniel Vilela não compareceu ao primeiro debate, Marconi, Wilder e Luís César mobilizara...
Flávio

impedido PELO STF

Flávio escreve carta a Bolsonaro, chora e chama veto de “desumano”

Senador teve visita ao pai negada e usou carta para criticar a restrição e falar sobre sua campanh...