sexta-feira, 21 de agosto de 2026
RELATÓRIO

Clima e falhas operacionais causam queda de avião com mais de 20 mortos na Bolívia

O acidente ocorreu em fevereiro, partes da aeronave atingiram uma zona urbana, onde estavam a maioria das vítimas

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em
avião
Foto: Mussi Katz/ Wikimedia Commons

A queda de um avião militar que provocou mais de 20 mortes na Bolívia, em fevereiro, foi resultado de uma sequência de falhas operacionais e condições climáticas adversas, segundo relatório divulgado pela Força Aérea do país, nesta quinta-feira (30). A investigação aponta problemas na comunicação com o controle de tráfego aéreo, decisões inadequadas da tripulação e a presença de uma tempestade intensa no momento da aterrissagem.

O acidente ocorreu no dia 27 de fevereiro, nas proximidades do aeroporto de El Alto, região metropolitana de La Paz. Durante o impacto, partes do avião foram arremessadas para fora da área aeroportuária e atingiram uma zona urbana, onde estavam a maioria das vítimas.

De acordo com a investigação, o cargueiro Hércules C-130, que transportava oito militares, não recebeu informações atualizadas sobre as condições da pista. Diante do mau tempo, a tripulação optou por alterar o trajeto de aproximação e entrou por uma rota não prevista. Nesse momento, o avião já apresentava velocidade acima do ideal para pouso.

 

Leia mais: Kast determina construção de barreiras na fronteira com a Bolívia

Leia mais: Irã envia nova proposta de diálogo após recusa dos EUA

Leia mais: Trump rejeita proposta do Irã e mantém bloqueio naval

Leia mais: ‘Estado de colapso’: Trump afirma que Irã pediu reabertura de Ormuz

 

O relatório também descreve que o avião tocou o solo primeiro com o trem de pouso dianteiro, o que comprometeu a eficiência da frenagem. A situação se agravou porque o trecho final da pista estava molhado em razão da tempestade com chuva e granizo.

Durante a apresentação dos resultados, o coronel Ricardo Alarcón afirmou que “este acidente poderia ter sido evitado”. Segundo ele, o controlador de tráfego aéreo responsável era um estagiário supervisionado e não repassou dados essenciais sobre o estado da pista. O militar acrescentou que “se talvez, desde o início, os tripulantes tivessem recebido o boletim meteorológico especial da estação de La Paz, poderiam ter tomado outro rumo”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

ONU realiza nova votação para escolher sucessor de António Guterres

ONU

ONU realiza nova votação para escolher sucessor de António Guterres

Conselho de Segurança analisa oito candidaturas em processo marcado por disputa regional e pressão...
Imagem: Reprodução/X

Israel x Turquia

Israel chama Erdogan de “ditador antissemita” após Turquia anunciar mandado contra Netanyahu

Governo israelense reage à investigação turca sobre detenção de ativistas que participaram de f...
eua

Lançamentos espaciais

Trump prevê mais de mil lançamentos espaciais por ano até 2030

Memorando da Casa Branca estabelece meta para ampliar transporte espacial dos EUA e cita missões à...
lula

TARIFAÇO

Lula liga para Trump e acerta retomada de negociações sobre tarifaço

Conversa entre os presidentes também abordou combate ao crime organizado e conflitos internacionais
Guerra entre Irã e EUA já custou o PIB da Argentina; veja os números

Economia mundial

Guerra entre Irã e EUA já custou o PIB da Argentina; veja os números

BDI estima que guerra pode elevar a inflação mundial para mais de 4,5% neste ano
Dez anos depois: por onde andam os campeões olímpicos do Brasil na Rio 2016

ouro inédito

Dez anos depois: por onde andam os campeões olímpicos do Brasil na Rio 2016

Atletas que fizeram história nos Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro seguiram caminhos di...
Fundador da Evergrande é condenado à prisão perpétua na China

Prisão perpétua

Fundador da Evergrande é condenado à prisão perpétua na China

Xu Jiayin recebeu a sentença por fraude e suborno; empresa também foi multada em mais de US$ 2 bil...
Desabamento em mina ilegal de ouro deixa 13 mortos na Colômbia

Colômbia

Desabamento em mina ilegal de ouro deixa 13 mortos na Colômbia

Acidente ocorreu no departamento de Nariño; outras sete pessoas ficaram feridas e equipes enfrentam...