domingo, 13 de setembro de 2026
Em Brasília

Marcha dos Prefeitos pressiona presidenciáveis por mais recursos

Encontro reúne mais de 15 mil gestores municipais até quinta-feira em Brasília e força pré-candidatos a firmar compromisso com as cidades

Bruno Goulartpor em
Marcha dos prefeitos
Entre as principais reivindicações da CNM está o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foto: Edney Torres / Agência CNM

Bruno Goulart

A 17ª Marcha dos Prefeitos começou nesta segunda-feira (18), em Brasília, e segue até quinta-feira (21), com mais de 15 mil participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais de todo o País. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento mistura debates técnicos, articulação política e, neste ano, um forte clima de pré-campanha presidencial.

Tradicionalmente voltada às pautas municipalistas, a marcha ganhou peso político maior por causa das sabatinas com pré-candidatos à Presidência da República. A intenção dos prefeitos é ouvir propostas e cobrar compromissos de quem pretende governar o País a partir de 2027.

Confirmaram participação os pré-candidatos Flávio Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão-SP). O ex-ministro Aldo Rebelo (DC) também estava previsto, mas o partido anunciou sua substituição pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (DC). Já o presidente Lula da Silva (PT), conforme apurado pelo O HOJE, não deve comparecer.

A expectativa dos gestores é usar o evento para pressionar tanto o Governo Federal quanto os presidenciáveis por mais recursos e menos obrigações financeiras para os municípios. O argumento é de que as prefeituras têm assumido despesas cada vez maiores sem receber aumento proporcional nos repasses da União.

Demandas

Entre as principais reivindicações da CNM está o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita de grande parte das cidades brasileiras. Segundo a entidade, a medida ajudaria a compensar as perdas provocadas pela ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que reduz os repasses destinados às prefeituras.

Outro ponto central da Marcha é a reação contra projetos que criam novas despesas para os municípios. Entre eles, propostas que estabelecem pisos salariais nacionais para médicos, dentistas, garis e profissionais administrativos da educação.

Leia mais:

PT lança Leandro Grass ao Buriti e coloca Érika Kokay na corrida pelo Senado em 2026

Segurança deve dominar debate eleitoral e mobiliza governo e oposição

A entidade também critica projetos que ampliam adicionais de insalubridade para trabalhadores da educação e agentes comunitários de saúde, além da proposta que obriga a contratação de um monitor para cada aluno da educação especial.

Segundo a CNM, esses projetos podem gerar impactos bilionários nas contas das prefeituras. O argumento dos gestores é que muitas dessas medidas criam despesas permanentes sem indicar de onde virão os recursos para custeá-las.

A segurança pública também virou uma das prioridades do encontro. Mesmo sendo responsabilidade dos Estados, os municípios afirmam que gastam cada vez mais com ações de segurança, como videomonitoramento, iluminação pública e apoio às guardas municipais.

Dados apresentados pela CNM mostram que os gastos municipais com segurança passaram de R$ 7,5 bilhões em 2016 para R$ 12,4 bilhões em 2025. O tema deve aparecer com força nas sabatinas com os pré-candidatos.

Além da segurança, a programação inclui debates sobre reforma tributária, royalties do petróleo, saneamento, educação, emergência climática e consórcios públicos.

Participações dos presidenciáveis

Flávio Bolsonaro participa nesta terça-feira (19). Romeu Zema e Ronaldo Caiado são esperados na quarta-feira (20), enquanto Renan Santos vai à marcha na quinta-feira (21).

Apesar das diferenças políticas entre os pré-candidatos, os prefeitos querem ouvir respostas parecidas: mais autonomia para os municípios, repasses federais atualizados e divisão mais equilibrada das responsabilidades entre União, Estados e prefeituras.

Além dos debates políticos, a marcha também funciona como espaço de atendimento direto aos municípios. O Governo Federal montou uma estrutura com equipes técnicas de ministérios e órgãos federais para orientar prefeitos e destravar demandas administrativas sem necessidade de agendamento. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
AGM Brasília FGM Marcha dos Prefeitos

Veja também

Flavio Dino

Dark Horse

Dino derruba sigilo de investigação sobre financiamento de filme de Bolsonaro

Ministro do STF determina que material apreendido pela Polícia Civil de São Paulo seja entregue à...
STF

Banco Master

STF terá sessão transmitida ao vivo sobre investigação envolvendo Moraes

Plenário analisa na terça-feira (15) a conduta do ministro após divulgação de mensagens com Dan...
André Mendonça

Ministro do STF

André Mendonça diz que primeiros anos no STF foram de “muita infelicidade”

Ministro afirmou que cargo na Corte traz mais pressão e responsabilidade do que poder e fez alerta ...
carmén lúcia

CRISE

“O Supremo também não me mudou”, diz Cármen Lúcia em meio à crise do STF

Em palestra, ministra falou sobre sua trajetória na Corte e citou decisões tomadas com base na Con...
Fachin

CRISE NO STF

Fachin assume relatoria de ação que envolve Moraes no caso Master

Decisão ocorre antes de sessão extraordinária que vai analisar procedimentos relacionados ao caso...
pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...