domingo, 23 de agosto de 2026
PCDF

PCDF investiga uso de inteligência artificial para criar pornografia falsa com imagens de funcionárias

Operação cumpriu mandados de busca no Gama e no Paranoá contra ex-funcionários suspeitos de produzir e divulgar conteúdo pornográfico por meio de deepfake

Eduardo Silvapor Eduardo Silva em
PCDF investiga uso de inteligência artificial para criar pornografia falsa com imagens de funcionárias
Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta sexta-feira (10), uma operação para apurar a produção e divulgação de imagens e vídeos pornográficos falsificados com o uso de inteligência artificial. A ação, conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), cumpriu mandados de busca e apreensão nas regiões administrativas do Gama e do Paranoá contra dois ex-funcionários de uma empresa privada do Distrito Federal.

Segundo a investigação, diversas funcionárias da empresa tiveram seus rostos inseridos em conteúdos de pornografia produzidos por meio da tecnologia conhecida como deepfake, que utiliza inteligência artificial para manipular imagens e vídeos. O material teria sido compartilhado por e-mails corporativos e publicado em uma plataforma de conteúdo adulto, provocando exposição indevida e constrangimento às vítimas.

Leia também:

Durante a apuração, a Polícia Civil analisou dados cadastrais e realizou perícia em discos rígidos fornecidos pela empresa, reunindo indícios que apontam a participação dos investigados. No cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos aparelhos celulares e computadores que passarão por perícia para auxiliar no avanço das investigações.

A PCDF informou que o caso é investigado, em tese, pelo crime de divulgação de cena de sexo ou pornografia mediante montagem, previsto no artigo 218-C, §1º, do Código Penal. A corporação destacou que a produção e disseminação de conteúdo íntimo falso por meio de inteligência artificial é considerada uma infração de elevada gravidade, sujeita à pena de quatro a dez anos de reclusão, além de outras sanções cabíveis. As investigações continuam para identificar a extensão dos fatos e eventuais outros envolvidos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Pirenópolis

“roleta-russa”

Jovem de 18 anos morre após tiro na cabeça em Pirenópolis (GO)

Vítima estava reunida com amigos em uma casa na Vila Matutina quando foi atingida pelo disparo. Pol...
Goiás

Fórum

Goiás reúne municípios para definir regras para uso de IA no setor público

Fórum realizado em Goiânia reuniu gestores e especialistas para discutir segurança de dados, qual...
Justiça de Goiás decreta prisão preventiva de suspeito de manter ex em cativeiro

Justiça

Justiça de Goiás decreta prisão preventiva de suspeito de manter ex em cativeiro

Ailton Rodrigues de Souza é acusado de manter a ex-esposa presa e acorrentada por cinco dias em uma...
Jovem

MOMENTOS DE TERROR

“Ele enfiava panos com ácido na minha boca”, relata jovem mantida em cativeiro em Goiás

Após passar cinco dias acorrentada e amordaçada, Emiliane Tamara apareceu nas redes sociais, mostr...
Incêndio destrói ônibus na BR-364, no interior de Goiás

Acidente

Incêndio destrói ônibus na BR-364, no interior de Goiás

Veículo pegou fogo na zona rural de Mineiros, no sudoeste do Estado; passageiros conseguiram deixar...
suspeita anel

furto

Diarista é presa suspeita de furtar joias de R$ 6 mil durante teste em Goiânia

Câmeras registraram furto no Setor Marista; suspeita disse à polícia que considerou baixo o valor...
Operação apreende 58 kg de drogas na divisa entre GO e MT

Ação Conjunta

Operação apreende 58 kg de drogas na divisa entre GO e MT

Ação conjunta entre forças policiais localizou 29 kg de cocaína e 29 kg de skunk escondidos em u...
Justiça derruba norma que permitia harmonização orofacial por dentistas

Decisão

Justiça derruba norma que permitia harmonização orofacial por dentistas

Decisão do TRF1 anulou resolução do Conselho Federal de Odontologia, mas ainda cabe recurso e a m...