quarta-feira, 12 de agosto de 2026
Eleições 2026

Deputados esvaziam sessões da Alego em meio à corrida eleitoral

Com todos os 41 parlamentares candidatos, presença de deputados no plenário da Assembleia despenca 

Thiago Borgespor Thiago Borges em
Deputados esvaziam sessões da Alego em meio à corrida eleitoral
Desde o retorno do recesso parlamentar, poucos deputados têm comparecido presencialmente nos trabalhos do parlamento | Foto: Will Rosa/Alego

Desde o fim do recesso parlamentar, a ausência de deputados estaduais nas sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) tornou-se corriqueira. Parte dos legisladores tem intensificado suas agendas no interior do Estado em razão das eleições de outubro e o trabalho parlamentar tem ficado em segundo plano.

Após a sessão da última terça-feira (11), o presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil), afirmou que os deputados que faltarem às sessões “serão punidos com o corte no salário”. “É evidente que temos que respeitar o período eleitoral, mas jamais deixarmos de trabalhar. O deputado ou deputada que não participar das sessões terá o corte no salário”, disse Peixoto em entrevista coletiva.

A declaração do presidente da Casa aconteceu em meio à baixa adesão de parlamentares às sessões. Desde o retorno dos trabalhos na Assembleia na semana passada com o fim do recesso parlamentar, poucos deputados têm comparecido presencialmente aos trabalhos do Legislativo. Todos os 41 deputados estaduais são candidatos. 36 irão disputar a reeleição, enquanto Bruno Peixoto, Lucas Calil (Solidariedade), Lucas do Vale (PSD), Dra. Zeli (PSD) e Ricardo Quirino (Republicanos) são candidatos a deputado federal.

Na sessão da última terça, o número de deputados presentes no plenário continuou menor do que os presentes via internet. A pouca presença dos deputados na Casa tem, inclusive, esvaziado os debates durante as sessões. Apenas dois parlamentares, Clécio Alves (PSDB) e Bia de Lima (PT), utilizaram a tribuna durante o pequeno expediente, momento reservado para que os legisladores debatam temas à sua escolha.

Votações em bloco

Além disso, as votações em bloco têm acelerado as votações e, na prática, inviabilizado as discussões dos projetos. Também na terça, os parlamentares aprovaram 100 dispositivos, entre projetos aptos à segunda e definitiva votação, votação preliminar, pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e requerimentos, em pouco menos de uma hora.

Na última quarta-feira (5), os parlamentares aprovaram o requerimento de Karlos Cabral (PSB) que mantém o regime híbrido até o primeiro turno das eleições. Antônio Gomide (PT) e Clécio foram contrários à medida.

Aliás, Clécio, que é o 2º vice-presidente da Casa, tem presidido parte das sessões ordinárias. O tucano, que tem regido os trabalhos no parlamento na ausência de Bruno Peixoto, presidiu três das quatro sessões da Alego desde o retorno dos trabalhos, revezou o comando dos trabalhos com Bruno em duas sessões e presidiu uma por completo, que foi encerrada precocemente em razão da falta de quórum. O deputado Issy Quinan (MDB), 1º vice-presidente da Casa, tem participado de maneira remota das sessões.

Críticas à sessão híbrida

Clécio, inclusive, criticou o dispositivo no dia da votação e cobrou maior empenho dos parlamentares para estarem presentes no Legislativo estadual durante as sessões. “Todo mundo aqui quer ser reeleito. Eu também quero, mas vamos ficar aqui, dois ou três deputados, segurando cabra para os outros mamarem? Eu também quero ir para o interior e fazer meu trabalho, mas assim não dá”, reclamou.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Gayer e Oséias Varão participam de encontro de candidatos ao Senado com Flávio Bolsonaro

eleições 2026

Gayer e Oséias Varão participam de encontro de candidatos ao Senado com Flávio Bolsonaro

Candidatos gravaram, ao lado do candidato a presidente, vídeos e pílulas eleitorais que serão uti...
Alego

Parlamento goiano

Alego aprova política de incentivo ao empreendedorismo para mães atípicas em Goiás

Proposta prevê capacitação gratuita, acesso facilitado a crédito e benefícios para negócios li...
“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

POLÍTICA

“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

Presidenciável do PL criticou encontro entre Lula e Davi Alcolumbre na casa do ministro do STF e vo...
Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Flávio e Gaspar

Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Candidato à Presidência afirma manter confiança no companheiro de chapa, alvo de investigação s...
Michelle Bolsonaro

Apoio

Michelle Bolsonaro diz que deixou divergências de lado e reforça apoio à candidatura de Flávio

Ex-primeira-dama participou de gravações para a campanha do senador nesta terça-feira (11), em Br...
Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

POLÍTICA

Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

Advogado especialista em Direito Eleitoral explica limites para atuação de criadores de conteúdo ...
Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

UNIDOS

Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

Registro marca a retomada da parceria pública entre os dois após o episódio de desentendimento qu...
“Festival de Cinema está confirmado”, diz Celina Leão após cancelamento no DF

POLÍTICA

“Festival de Cinema está confirmado”, diz Celina Leão após cancelamento no DF

Governadora afirmou que determinou liberação de recursos para a 59ª edição do evento, horas ap�...