quinta-feira, 29 de outubro de 2026
FOLGA REMUNERADA

Mesário pode ter até seis dias de folga nas eleições de 2026; entenda

Cada dia dedicado ao treinamento ou ao trabalho durante a votação garante dois dias de descanso remunerado

Bia Salespor em
TRE-GO altera locais de votação em Goiânia, Aparecida e outras cidades em Goiás; confira
(Foto: Freepik)

Quem atuar como mesário voluntário nas eleições de 2026 poderá ter direito a até seis dias de folga remunerada no trabalho. O benefício é concedido pela participação no treinamento e nos dois turnos da votação.

A regra estabelece que cada dia dedicado à Justiça Eleitoral garante dois dias de descanso, sem desconto no salário. Assim, a participação no treinamento dá direito a duas folgas. O trabalho no primeiro turno acrescenta mais duas e, caso haja segundo turno, o mesário poderá receber outros dois dias.

Para chegar ao total de seis folgas, portanto, é necessário participar das três atividades: treinamento, primeiro turno e segundo turno. Caso o voluntário trabalhe apenas em parte delas, a quantidade de dias de descanso será calculada de acordo com os serviços efetivamente prestados.

O direito às folgas vale para trabalhadores do setor público e da iniciativa privada que tenham vínculo empregatício. Os dias não são descontados das férias e não podem provocar qualquer redução na remuneração.

Como solicitar as folgas

Depois de cumprir as atividades eleitorais, o mesário deverá apresentar ao empregador a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE). O documento comprova os dias em que o trabalhador esteve à disposição da Justiça Eleitoral.

A declaração fica disponível após as eleições e pode ser obtida pelos canais do Tribunal Superior Eleitoral, incluindo o aplicativo e-Título.

A definição das datas de descanso deverá ser acertada entre o trabalhador e o empregador. A liberação não precisa acontecer logo depois da eleição, mas deverá respeitar a quantidade de dias garantida pela participação.

Mesários também recebem auxílio-alimentação

Além das folgas, os voluntários receberão R$ 65 de auxílio-alimentação por turno trabalhado. A atuação como mesário também poderá ser usada como critério de desempate em concursos públicos, desde que essa possibilidade esteja prevista no edital.

Estudantes matriculados em instituições de ensino conveniadas com a Justiça Eleitoral poderão aproveitar o trabalho como atividade extracurricular.

Entre as funções dos mesários estão organizar a seção eleitoral, verificar a identidade dos eleitores, liberar a urna eletrônica para a votação e registrar possíveis ocorrências ao longo do dia.

O período para inscrições voluntárias terminou em 28 de agosto. O treinamento dos convocados ocorre entre 17 de agosto e 3 de outubro e pode ser realizado presencialmente ou pela internet. Mais de 2 milhões de pessoas deverão ser capacitadas pelo aplicativo Mesário.

Candidatos, determinadas autoridades e funcionários da Justiça Eleitoral estão entre as pessoas que não podem exercer a função.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Eleições mesário

Veja também

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

ASSÉDIO ELEITORAL

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

Ministério do Trabalho anuncia força-tarefa para combater pressões e demissões motivadas por esc...
Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Gayer x Wilder

Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Cientista alega que aumento das bancadas na Alego e na Câmara dos Deputados não é resultado “tr...
Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil
Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Resultado das eleições

Deputado ironiza carta de Flávio Bolsonaro após senador se declarar presidente eleito; “Que autoestima boa”

Fábio Felix, eleito deputado federal pelo Distrito Federal, publicou um vídeo em que se autoprocla...
Alego

Presidência da Alego

Grupo de deputados quer fim da reeleição para maior alternância na direção da Alego

Proposta de Talles Barreto recebeu 21 votos favoráveis em votação preliminar; articulação reún...
Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

DECLARAÇÃO

Em carta, Flávio Bolsonaro se declara “verdadeiro presidente eleito do Brasil” após ir para os EUA

Senador agradeceu a Donald Trump e Javier Milei e alegou fraude eleitoral. No documento, afirma que ...
Vorcaro

investigação

PF aponta Vorcaro e ex-presidente do BRB como integrantes de núcleo estratégico em investigação sobre fraude bancária

Relatório de mais de 700 páginas foi enviado à PGR nesta quarta-feira (28); entre os investigados...
Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

Trama Golpista

Nunes Marques pede que PGR se manifeste sobre pedido para rever pena de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente protocolou a petição no STF em setembro