terça-feira, 15 de setembro de 2026
FOLGA REMUNERADA

Mesário pode ter até seis dias de folga nas eleições de 2026; entenda

Cada dia dedicado ao treinamento ou ao trabalho durante a votação garante dois dias de descanso remunerado

Bia Salespor em
Mesário pode ter até seis dias de folga nas eleições de 2026; entenda
(Foto: Freepik)

Quem atuar como mesário voluntário nas eleições de 2026 poderá ter direito a até seis dias de folga remunerada no trabalho. O benefício é concedido pela participação no treinamento e nos dois turnos da votação.

A regra estabelece que cada dia dedicado à Justiça Eleitoral garante dois dias de descanso, sem desconto no salário. Assim, a participação no treinamento dá direito a duas folgas. O trabalho no primeiro turno acrescenta mais duas e, caso haja segundo turno, o mesário poderá receber outros dois dias.

Para chegar ao total de seis folgas, portanto, é necessário participar das três atividades: treinamento, primeiro turno e segundo turno. Caso o voluntário trabalhe apenas em parte delas, a quantidade de dias de descanso será calculada de acordo com os serviços efetivamente prestados.

O direito às folgas vale para trabalhadores do setor público e da iniciativa privada que tenham vínculo empregatício. Os dias não são descontados das férias e não podem provocar qualquer redução na remuneração.

Como solicitar as folgas

Depois de cumprir as atividades eleitorais, o mesário deverá apresentar ao empregador a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE). O documento comprova os dias em que o trabalhador esteve à disposição da Justiça Eleitoral.

A declaração fica disponível após as eleições e pode ser obtida pelos canais do Tribunal Superior Eleitoral, incluindo o aplicativo e-Título.

A definição das datas de descanso deverá ser acertada entre o trabalhador e o empregador. A liberação não precisa acontecer logo depois da eleição, mas deverá respeitar a quantidade de dias garantida pela participação.

Mesários também recebem auxílio-alimentação

Além das folgas, os voluntários receberão R$ 65 de auxílio-alimentação por turno trabalhado. A atuação como mesário também poderá ser usada como critério de desempate em concursos públicos, desde que essa possibilidade esteja prevista no edital.

Estudantes matriculados em instituições de ensino conveniadas com a Justiça Eleitoral poderão aproveitar o trabalho como atividade extracurricular.

Entre as funções dos mesários estão organizar a seção eleitoral, verificar a identidade dos eleitores, liberar a urna eletrônica para a votação e registrar possíveis ocorrências ao longo do dia.

O período para inscrições voluntárias terminou em 28 de agosto. O treinamento dos convocados ocorre entre 17 de agosto e 3 de outubro e pode ser realizado presencialmente ou pela internet. Mais de 2 milhões de pessoas deverão ser capacitadas pelo aplicativo Mesário.

Candidatos, determinadas autoridades e funcionários da Justiça Eleitoral estão entre as pessoas que não podem exercer a função.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Eleições mesário

Veja também

Lula

Suprema Corte

Crise no STF coloca Lula diante de dilema político às vésperas da eleição

Especialistas ouvidos pelo O HOJE divergem sobre tamanho do impacto eleitoral e apontam fortalecimen...
Dino pede vista e suspende julgamento do STF sobre caso Moraes

Suprema Corte

Dino pede vista e suspende julgamento do STF sobre caso Moraes

Placar está 4 a 3 para que processo do ministro continue separado do caso envolvendo André Mendon�...
Paulo Gonet

Crise no STF

“Não existe relacionamento de proximidade”, diz Gonet sobre Vorcaro

Procurador-geral da República afirma que teve apenas um encontro com o ex-banqueiro, em 2024, e uma...
Celina Leão

Creches

AO O HOJE: Celina Leão destaca creches como estratégia para ampliar autonomia das mulheres no DF

Candidata ao governo do DF afirma que rede de educação infantil avançou e promete ampliar atendim...
STF: 4 a 2 para que casos de Moraes e Mendonça sejam julgados juntos

Julgamento

STF: 4 a 2 para que casos de Moraes e Mendonça sejam julgados juntos

A união dos processos consta na questão de ordem apresentada por Gilmar Mendes na primeira parte d...
Alexandre de Moraes

Crise no STF

“Vai votar o quê?”, questiona Moraes a Fachin durante sessão do STF

Ministro criticou condução do processo pelo presidente da Corte e questionou existência de pedido...
Flávio Dino

Crise no STF

“Uma crise por semana”: Dino questiona rito do STF em caso envolvendo Moraes

Ministro afirma que STF precisa adotar um procedimento uniforme para casos semelhantes e critica esc...
Dino critica “combate seletivo” à corrupção durante sessão do STF

Julgamento

Dino critica “combate seletivo” à corrupção durante sessão do STF

Ministro questionou abertura imediata de procedimento sobre Moraes e voltou a contestar mudança da ...