domingo, 1 de novembro de 2026
notícia-crime

Flávio Bolsonaro aciona Justiça Eleitoral contra diretor-geral da PF

Segundo a petição, a PF anunciou, no dia do primeiro turno das eleições, em 4 de outubro, uma apuração preliminar sobre uma possível interferência estrangeira no processo eleitoral brasileiro

Micael Mourapor em
Flávio Bolsonaro aciona Justiça Eleitoral contra diretor-geral da PF
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A equipe jurídica do senador e candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), protocolou, neste domingo (11), uma notícia-crime na Justiça Eleitoral do Distrito Federal contra o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. A representação pede a abertura de procedimento investigatório para apurar um possível uso da estrutura da corporação em benefício do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo a petição, a PF anunciou, no dia do primeiro turno das eleições, em 4 de outubro, uma apuração preliminar sobre uma possível interferência estrangeira no processo eleitoral brasileiro. A defesa de Flávio Bolsonaro sustenta que a divulgação ocorreu sem elementos suficientes e teve potencial para influenciar a opinião dos eleitores.

O documento afirma que a apuração teve como ponto de partida uma notícia-crime encaminhada pela Advocacia-Geral da União (AGU), baseada em uma reportagem do jornal britânico The Guardian sobre a possível destinação de recursos do governo dos Estados Unidos a um programa relacionado ao combate à censura e ao chamado lawfare no Brasil.

De acordo com a representação, a própria reportagem informava que a destinação dos recursos ainda estava em discussão. A defesa argumenta que essa ressalva não teria sido devidamente considerada na comunicação oficial sobre o caso.

A petição também afirma que a Procuradoria-Geral da República arquivou o expediente encaminhado pela AGU por falta de elementos mínimos para justificar uma atuação preventiva. Segundo os advogados, o procedimento anunciado pela Polícia Federal foi arquivado em 7 de outubro, após a identificação de ausência de justa causa.

Com base nesses argumentos, a defesa pede que os fatos sejam investigados por possível violação dos artigos 346 e 377 do Código Eleitoral, que tratam da utilização de serviços de repartições públicas para beneficiar partidos ou organizações políticas.

O pedido foi protocolado na 1ª Zona Eleitoral de Brasília. Até o momento, o documento apresentado pela defesa não representa uma decisão judicial sobre a existência de irregularidades por parte do diretor-geral da Polícia Federal.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
diretor-geral Flávio Bolsonaro Justiça Eleitoral

Veja também

Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

Congresso Nacional

Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

A votação foi marcada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Redes Sociais

Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Empresa tem 24 horas para retirar 14 publicações e deverá alertar usuários sobre discriminação...
Articulações começam a movimentar disputa da Prefeitura de Goiânia em 2028 

Próximo pleito à vista

Articulações começam a movimentar disputa da Prefeitura de Goiânia em 2028 

Com fim do pleito de 2026, partidos e personagens políticos da Capital já visam projetos que miram...
Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado

Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado vota PEC da Segurança na terça e pode discutir punição a menores de idade
Caiado

Risco de debandada

Caiado pode levar para o PSD a força política que construiu no União Brasil

Saída do ex-governador abre disputa por prefeitos e lideranças municipais; enquanto PSD tenta ampl...
Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

CRISE NO BANCO

Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

Governo de Celina Leão mantém estratégia para obter garantia da União em empréstimo bilionário...
Palácio do Itamaraty

Relações exteriores

Itamaraty convoca diplomata argentina para cobrar explicações sobre fuga de Flávio Bolsonaro

Governo brasileiro quer esclarecimentos sobre possível participação da Argentina na saída do sen...
Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Carta Aberta

Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Em carta ao presidente, organizações pedem avanço na regularização de 73 territórios e cobram ...