Educação, caminho para o crescimento

Opinião

Postado em: 04-11-2021 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Educação, caminho para o crescimento

Por Jubrair Gomes, Superintendente do SESCOOP/GO

As pessoas são a essência do modelo de negócio cooperativista e é delas, mais precisamente da qualificação e capacitação profissional de cooperados, colaboradores e dirigentes, que o SESCOOP/GO, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, se ocupa, atuando para desenvolver continuamente o capital intelectual das cooperativas. Esforço fundamental para que as empresas que adotam esse modelo de negócio possam se inserir de forma cada vez mais competitiva nos mercados em que atuam, tenham maior lucratividade e estejam sempre atualizadas em relação às inovações que surgem em velocidade cada vez mais rápida e profunda.

Essas tarefas, como a maioria há de concordar, são complexas, desafios que demandam muita energia, criatividade e planejamento para que sejam oferecidos aos recursos humanos das cooperativas os melhores conteúdos, repassados por meio de cursos, palestras, lives e outros formatos eficientes de transmissão de conhecimento. Mas não são essas, unicamente, as atribuições do SESCOOP, a instituição também está comprometida com a promoção de atividades de responsabilidade social.

Continua após a publicidade

Apoiamos projetos de cooperativas em benefício de suas comunidades e também atuamos diretamente com atividades destinadas à população, por meio do Dia de Cooperar – o Dia C Goiás, que só este ano, com o tema “A Fome não Espera a Pandemia Passar”, distribuiu, em campanha promovida pelo Sistema OCB/GO, mais de 450 toneladas de alimentos às famílias carentes em várias regiões do Estado de Goiás.

Braço educacional do Sistema OCB/GO, no dia 28 de outubro comemoramos 22 anos de instituição e mais de 800 mil atendimentos, um número tão expressivo que, por si só, mostra a importância do papel que desempenhamos na profissionalização da gestão das cooperativas, de todos os ramos, e também na gestão profissional de seus colaboradores.

Durante os momentos mais graves da pandemia de Covid-19, a transmissão presencial de conteúdos precisou ser paralisada, mas isso não foi motivo para interromper nossas atividades, o SESCOOP/GO tem em seu DNA a competência da adaptabilidade e continuamos oferecendo cursos  diversos no formato on-line. Com grande parte da população imunizada contra a doença, daqui em diante vamos realizar eventos presenciais, outros on-line e outros híbridos em um mesmo programa de educação continuada.

Seguiremos comprometidos com a nossa missão de atender aos nossos diferentes públicos e às diferentes necessidades e carências que esses públicos têm, alguns com excelente acesso à internet, por exemplo, e outros com dificuldades no que se refere à inclusão digital.

Com a recente criação de seis núcleos regionais cooperativos do Sistema OCB/GO, o SESCOOP/GO vai expandir ainda mais a oferta de capacitação profissional em todas as regiões do Estado, beneficiando cooperativas de diferentes portes, desde as maiores e mais consolidadas, até as pequenas ou recém-criadas. Vamos conhecer melhor essas cooperativas e levar os cursos e conteúdos de que precisam a cada uma das regiões, dando acessibilidade e nos aproximando cada vez mais, tornando-as mais competitivas e sustentáveis. Esse é o nosso ofício.

Veja Também