Fábio Porchat gera polêmica na web após sair em defesa de Leo Lins

Humorista publicou um pronunciamento em seu perfil do Twitter alegando que a decisão seria uma forma de "censura"

Postado em: 17-05-2023 às 16h52
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Fábio Porchat gera polêmica na web após sair em defesa de Leo Lins
A declaração de Porchat criou polêmica entre os internautas, que criticaram o seu posicionamento | Foto: Reprodução

O humorista Fábio Porchat, de 39 anos, recebeu duras críticas na internet nesta quarta-feira (17/5), após sair em defesa de Leo Lins, 40. Na ocasião, a Justiça de São Paulo decidiu que o especial de comédia do apresentador, “Perturbador”, publicado no Youtube, fosse retirado do ar. O material recebeu mais de 3,3 visualizações e contava com piadas feitas contra minorias, especificamente voltada para pessoas deficientes, gordas e nordestinos.

Porchat veio até as redes sociais para criticar a decisão do órgão e não fez questão de esconder sua indignação. “Isso aqui é uma vergonha! Inaceitável”, escreveu o artista.

Logo em seguida, apresentador do “Que história é essa, Porchat?” argumentou que se alguém não gosta do conteúdo de Leo, a resolução é simples: “apenas não assista”.

Continua após a publicidade

https://twitter.com/FabioPorchat/status/1658605354282827778?s=20

“Se a piada não incitou o ódio e a violência ela é só uma piada. Tem piada de todos os tipos, de pum e de trocadilho, ácida e bobinha. Tem piada de mau gosto? Tem também. Tem piada agressiva? Opa. Mas aí é só não assistir”, reclamou. Além disso, o comediante afirmou que dentro da lei é permitido fazer piada com tudo e o fato das pessoas não gostarem do conteúdo não lhes dão o direito de “censurá-las”.

“Dentro da lei pode-se fazer piada com tudo, tudo, tudo. Não gostar de uma piada não te dá o direito de impedir ela de existir. Ainda mais previamente”, ressaltou. Impedir o comediante de pensar uma piada é loucura. Mesmo que você não goste desse comediante, mesmo que você despreze tudo o que ele diz, ele tem o direito de dizer. Ele tem o direito de ofender. Não existe censura do bem”, apontou Fábio Porchat.

O humorista alegou que a decisão de suspender o especial de Lins foi um ato emocional e não racional.

“Se cada pessoa que se ofender com uma piada resolver tirar ela do ar não sobra um Joãozinho, um papagaio, um argentino. Pra mim democracia não é um regime pra você defender as suas ideias, mas pra quem você não concorda poder defender as delas. Não confundam “não gosto dele” com “ele não pode falar”. Não entrem nessa conversa com a emoção, entrem com a razão”, finalizou o pronunciamento publicado no Twitter.

A declaração de Porchat gerou polêmica entre os internautas, que criticaram o seu posicionamento. “100% exausto de humorista que, por limitações profissionais, não consegue fazer humor sem cair no preconceito e levanta a bandeira do “ah liberdade de expressão buá buá”. Só diga que você é medíocre, limitado e viva com isso”, respondeu um perfil.

A Justiça de São Paulo entrou com uma medida cautelar que impede o comediante de “manter, transmitir, publicar, divulgar, distribuir, encaminhar ou realizar download de quaisquer arquivos de vídeo, imagem ou texto, com conteúdo depreciativo ou humilhante a qualquer categoria considerada minoria ou vulnerável”. Lins também foi obrigado a retirar qualquer conteúdo que seja “depreciativo ou humilhante a qualquer categoria considerada minoria ou vulnerável”. Os documentos foram acessados pelo site Splash Uol.

Caso o comediante desobedeça as ordens, ele terá que pagar uma multa no valor de R$ 10 milhões.

Veja Também