Filho de Renato Russo toma medidas legais contra vídeos bolsonaristas no TikTok

Giuliano Manfredini pede a remoção de vídeos alegando zelar pela memória do pai

Postado em: 11-01-2024 às 17h53
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Filho de Renato Russo toma medidas legais contra vídeos bolsonaristas no TikTok
Imagem: reprodução

Giuliano Manfredini, filho do cantor Renato Russo, enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, nesta quinta-feira (11/1). O motivo é a solicitação da remoção de vídeos bolsonaristas que utilizam a icônica música “Que País É Este”, da banda Legião Urbana.

No documento, Giuliano argumenta que as postagens apresentam um “caráter político e ideológico alheios” aos princípios defendidos por seu pai ao longo de sua vida e que foram ativamente combatidos por Renato Russo.

Ao menos sete perfis foram identificados como responsáveis pelos vídeos em questão, e Giuliano solicita à ByteDance a disponibilização dos dados cadastrais e registros de IPs desses usuários. A notificação extrajudicial é um passo inicial, mas o filho de Renato Russo deixa claro que, caso não haja resposta, está disposto a seguir para vias judiciais como foi dito pelo advogado Henrique Ventureli que é responsável pela ação.

Continua após a publicidade

A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, compartilhou a informação, destacando a intenção de Giuliano de preservar a memória de Renato Russo e evitar que a música da Legião Urbana seja associada a posicionamentos políticos de direita, especialmente os relacionados ao apoio ao governo Bolsonaro e não proibir o uso da música.

Até o momento, a plataforma não emitiu um posicionamento público sobre o assunto.

Veja Também