Rei Charles III da Inglaterra é diagnosticado com câncer

O palácio de Buckingham anunciou oficialmente o que o monarca está em tratamento desde janeiro

Postado em: 05-02-2024 às 16h39
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Rei Charles III da Inglaterra é diagnosticado com câncer
Imagem: The Royalty Family/perfis oficiais da família real

O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (5/2) que o Rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer após uma recente cirurgia para tratar uma próstata aumentada. O comunicado oficial destacou que uma “questão distinta de preocupação” foi identificada durante o procedimento, revelando “uma forma de câncer”.

A saúde do monarca, que passou por uma cirurgia em janeiro, despertou atenção após os médicos identificarem a presença do câncer. Embora o tipo específico e o estágio da doença não tenham sido divulgados, o Rei Charles III já iniciou um cronograma de tratamento, mantendo-se “totalmente positivo”, segundo o Palácio de Buckingham.

A decisão de compartilhar o diagnóstico publicamente foi tomada para evitar especulações e para contribuir para uma melhor compreensão pública da batalha contra o câncer em escala global. Historicamente, a família real britânica evitou discutir publicamente questões de saúde, tornando essa divulgação uma quebra com a tradição.

Continua após a publicidade

O Rei continuará cumprindo seus deveres relacionados aos negócios do Estado e à documentação oficial, apesar do adiamento de alguns compromissos públicos para se dedicar ao tratamento. A Família Real, incluindo os filhos Príncipe William e Príncipe Harry, foi informada sobre o diagnóstico, e Harry planeja viajar para o Reino Unido em breve para visitar o pai.

Líderes do Reino Unido, incluindo o primeiro-ministro Rishi Sunak, expressaram mensagens de apoio desejando ao rei uma “recuperação completa e rápida” e outros líderes políticos de várias regiões, expressaram seus votos de recuperação rápida e completa para o Rei Charles III.

Veja Também