Comurg retira toneladas de entulho e galhos

Em dois dias de serviços, mil toneladas de entulhos e 120 toneladas de galhos foram removidas das vias públicas dos bairros da

Postado em: 11-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Comurg retira toneladas de entulho e galhos

Em dois dias de serviços, mil toneladas de entulhos e 120 toneladas de galhos foram removidas das vias públicas dos bairros da região Sudoeste da Capital. Esse é o resultado parcial da Frente de Trabalho Ampliada (FTA) que está sendo realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), juntamente com as secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Saúde (SMS) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Já foram distribuídas 300 mudas de árvores nativas do Cerrado, como Oiti, Flamboyant e Pau Ferro. Além disso, 26 caminhões com auxílio de retroescavadeira e pá mecânica estão à disposição para recolher todo entulho e galhadas descartados de maneira irregular nas calçadas e lotes baldios.

Continua após a publicidade

A previsão da Comurg é realizar até o encerramento da FTA a capina de 30 mil metros quadrados, limpeza de 300 mil metros quadrados de praças e entre pistas, varrição de 180 mil metros quadrados, roçagem de 450 mil metros quadrados de calçadas com costal e limpeza de 25 mil metros quadrados de margens de córregos, além de plantar seis mil mudas ornamentais e 300 mudas de árvores de grande porte. Já a pintura de meio fio, a expectativa é que 120 mil metros sejam contemplados. 

A FTA beneficia os setores Vila União, Jardim Planalto, Cachoeira Dourada, Vila Boa, Parque Anhanguera I e II, Jardim Europa, Bairro Anhanguera, Vila Rezende, Vila Bela, Vila Alpes, Jardim Atlântico, Vila Rosa e Novo Horizonte. Os serviços também visam contribuir com a redução da proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika febre amarela e chikungunya.

Agentes de Saúde fiscalizam os imóveis da região. Cada um dos 80 agentes faz uma média de 30 visitas por dia.

Morador do setor Novo Horizonte há 41 anos, Ademar Cardoso Santos, agradeceu a prefeitura pela Frente de Trabalho e pediu para as equipes intensificarem a fiscalização para a manutenção da limpeza. Ele informou que a quantidade de moradores que fazem o descarte irregular de entulhos é alta e salientou que essas pessoas precisam ser conscientizadas.

Já o presidente da Associação de Moradores, Olegário José, disse que a prefeitura está fazendo um grande trabalho de limpeza na região. E como líder comunitário, estuda uma parceria com o poder público para implantar um plano de tratamento dos resíduos e conscientização da população. 

 

Veja Também