Homem que desviou vacinas de refrigeradores da SES é denunciado por furto qualificado

De acordo com o MPGO, os frascos continham, juntos, mais de 200 doses e fora furtados em duas ocasiões, no dia 17 de março e 7 de abril

Postado em: 30-04-2021 às 16h51
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Homem que desviou vacinas de refrigeradores da SES é denunciado por furto qualificado
De acordo com o MPGO, os frascos continham, juntos, mais de 200 doses e fora furtados em duas ocasiões, no dia 17 de março e 7 de abril. O denunciado pretendia revender as vacinas por R$ 500,00 cada frasco | Foto: divulgação

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou, nesta quinta-feira (29/4), o técnico em refrigeração Marcos Antônio Costa de Oliveira, por ter furtado 24 frascos da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, da Central Estadual de Rede de Frio. De acordo com o órgão, os frascos continham, juntos, mais de 200 doses e fora furtados em duas ocasiões, no dia 17 de março e 7 de abril.

Na denúncia, a promotoria de Justiça contou que o acusado prestava serviço de manutenção das câmaras frias da Cerf e, ao perceber a presença de vacinas Coronavac na câmara fria em que estava dando manutenção, resolveu subtrair alguns frascos. Ainda como consta na denúncia, para concretizar o furto, o denunciado ludibriou a confiança do funcionário que estava na central, afirmando que precisava fazer uma foto da porta da câmara consertada para apresentar à empresa. No momento em que ficou um tempo sozinho, pegou quatro frascos do Lote 210050, com dez doses cada, deixando o local com as vacinas.

Conforme a denúncia, o desaparecimento dos quatro frascos foi percebido no dia 20 de março, após a realização de um inventário por um servidor, tendo o fato sido comunicado à superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Flúvia Amorim, que formalizou um procedimento, relatando o ocorrido. Contudo, detalha a peça acusatória, o denunciado, “após o sucesso da empreitada, visando alcançar novas oportunidades para subtrair frascos da vacina, passou a ir até a Cerf, mesmo sem ordem de serviço, alegando necessidade de novas manutenções das câmaras frias”.

Continua após a publicidade

Novo furto

No dia 7 de abril, novamente enganando a vigilância dos funcionários da central, enganados sobre a necessidade de seus serviços, o técnico em refrigeração conseguiu, mais uma vez, ter acesso à área de armazenagem das vacinas, de onde subtraiu uma caixa, contendo 20 frascos da Coronavac, totalizando 200 doses.

A denúncia diz, ainda, que os frascos furtados da vacina foram armazenados em uma residência do Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo, no compartimento abaixo do congelador. Para tentar vender o produto, Marcos Antônio colocou três frascos em uma vasilha plástica com gelo e saiu. Pretendia revender as vacinas por R$ 500,00 cada frasco.

Apesar da tentativa, antes de conseguir vender as doses, ele foi abordado por uma equipe de policiais militares que estava em patrulhamento no setor, por ter recebido a informação de que uma pessoa estaria comercializando vacinas contra a Covid 19. Na busca pessoal, os três frascos foram encontrados dentro da vasilha plástica. De acordo com o relato da denúncia, ao ser questionado sobre a origem do produto, o denunciado tentou incriminar um funcionário do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), que chegou a ser levado à delegacia pelos policiais, mas, posteriormente, constatou-se que ele não tinha relação com o furto.

Diante dos fatos narrados, o MP-GO pede a condenação do acusado pelo crime de furto qualificado (artigo 155, § parágrafo 4°, inciso II – meio fraudulento), praticado em continuidade delitiva, bem como a reparar o dano. O promotor de Justiça também se manifestou pela manutenção da prisão cautelar do denunciado, diante da gravidade da conduta e para garantia da ordem pública, ponderando ser “incabível a concessão de medidas cautelares diversas da prisão”.

Veja Também